Esmeraldas transformadas em obras de arte por artesãos locais (Foto: TV Bahia)Esmeraldas transformadas em obras de arte por artesãos locais (Foto: TV Bahia)
Renata Menezes foi em busca de um brilho verde e transparente que seduz os apaixonados por joias. O Pé na Pista do Mosaico de sábado, 11, mergulhou no universo das esmeraldas, pedras preciosas extraídas em Pindobaçu, na Serra de Carnaíba, e comercializadas em Campo Formoso, numa feira diária. “Temos uma cidade de pessoas explorando esmeraldas”, diz o guia turístico Jorgean.
Esmeraldas extraídas da Serra de Carnaíba ainda sem beneficiamento (Foto: TV Bahia)Esmeraldas extraídas da Serra de Carnaíba ainda sem beneficiamento (Foto: TV Bahia)
Na Feira da Esmeralda, Renatinha descobriu que quanto mais verdes são, mais caras ficam as pedras. Em Campo Formoso, visitou uma mina de exploração de esmeraldas com 180 metros de profundidade. “Ainda não saiu 25% da esmeralda que tem aqui”, garantem os garimpeiros.
Com matéria-prima de Carnaíba ou Socotó, a Associação dos Artesãos Minerais de Campo Formoso lapida as esmeraldas. “A gente transforma pedra em arte”, dizem os artesãos, que enfeitam de pedra verde vários tipos de esculturas. Veja de novo a matéria.
G1