pedras-preciosas-joiasgold
Hoje em dia os termos preciosa e semipreciosa não são considerados corretos por não terem mais validade científica. Atualmente, uma pedra considerada semipreciosa pode valer mais que uma preciosa devido ao seu brilho, cor, transparência entre outros. É o valor dela no mercado que dita se ela é valiosa ou não.
No universo das joias, toda pedra usada como ornamento deve ser chamada de gema. A beleza e o valor de uma gema são determinados por um conjunto de fatores, o principal é a raridade com que a pedra aparece na natureza. No entanto, tradição e a moda também podem influenciar no preço final.
A grande maioria de gemas são minerais naturais e a denominação “pedra preciosa” costumava ser usada apenas para a esmeralda, o rubi e a safira, por serem as mais conhecidas desde a antiguidade. As demais eram denominadas semipreciosas.
primeiras-pedra-preciosa-joiasgold
As pedras consideradas semipreciosas, apesar de belas e desejadas tanto quanto as preciosas, são mais fáceis de encontrar. Por exemplo, a ametista era considerada pelos egípcios uma pedra preciosa, no entanto perdeu parte do seu valor quando, foi encontrada em grande concentração no Brasil.
Porém, essas classificações podem varias pelo tamanho, peso, forma, cor etc… Perdendo ou ganhando valor comercial.
As Opalas, turmalinas, granadas, topázios etc.. são consideradas preciosas atualmente, pela qualidade da gema, que pode ser mais cara que um Rubi de baixa qualidade por exemplo.
Fonte: Joias br