Uso de drone inova operações da Vale no Pará
Inovar é muito mais do que criar algo novo. É também pensar diferente, ‘fora da caixinha’, para enxergar pontos de melhoria de forma criativa e proveitosa. Foi a partir desse conceito mais amplo de inovação que a equipe responsável pelas inspeções geotécnicas de campo na Mina do Sossego, no Pará, criou uma solução eficaz para tornar o trabalho local mais ágil. E mais: com o simples auxílio de uma tecnologia já conhecida e usada no mundo para diversas funções – o drone, um veículo voador não tripulado e comandado remotamente.
O trabalho era realizado com um empregado utilizando câmeras fotográficas e demorava cerca de três horas para ser finalizado. Agora é feito em apenas 20 minutos por um condutor capacitado para operar o drone. “Um dos principais ganhos que tivemos utilizando o equipamento foi, sem dúvida, na segurança dos empregados e das operações, além de maior precisão na hora de identificar problemas e melhorias”, opina Francinaldo Sindeaux, geotécnico da mina.
Com a chegada do drone, em novembro de 2016, as inspeções em barragens, taludes de cavas, diques e pilhas passaram a ser feitas com mais agilidade e riqueza de detalhes, já que a tecnologia é capaz de chegar a lugares de difícil acesso para empregados e registrar tudo, de ângulos privilegiados com fotos e vídeos. “Essas pequenas inovações nos ajudam na tomada de decisões relacionadas à infraestrutura, pois as imagens favorecem uma visão geral da cava, do acesso, da pilha, da barragem, entre outros”, afirma o geotécnico.
Fonte: Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário