Você já comprou Merposa PN
Tempos felizes. Corria o ano de 1968 e me preparava para casar. A bolsa era no grito. As cotações escritas na lousa. O pregão funcionava até as 13 horas, e não havia essa loucura de ficar olhando o exterior. Nem tinha como.
Telefone local para conseguir linha tinha que tirar do gancho e ficar esperando uma hora. Imagina saber o que se passava no mundo.
O mundo era aqui. Foi a época da preparação do "milagre" e muitas empresas abriam o capital, para captar dinheiro através da Bolsa.
As Blue chips eram Petrobrás, Banco do Brasil, Belgo Mineira, Docas de Santos, Vale do Rio Doce, Mannesmman, Estrela, Cica e outras.
Foi a época da abertura de capital das construtoras Veplan, Hindi e Diametro. Como se ganhava dinheiro nesses lançamentos! Comprava-se o "recibo" de subscrição por um preço, e quando o papel começava a negociar na bolsa, entrava valendo 3 a 4 vezes mais. Para os mais jovens, saibam.
Esta é a verdadeira finalidade da Bolsa. Capitalizar empresas, lançando ações, sem ter que ficar devendo aos bancos. Pelo menos era.
Não havia opções. Nem índice futuro. A Bolsa subia tanto, que nem se precisava escolher o que comprar. Até PEDRA PN subia.
Foi a época que surgiu uma brincadeira no mercado, onde se vendia ou melhor se "sugeria" aos novatos uma ação chamada MERPOSA.
Quando perguntavam o nome e atividade da empresa a resposta era: MERDA EM PÓ S.A.
Bom por enquanto é isso. Na próxima vamos falar do crash que se sucedeu a isso. Preferi começar pelo doce pois de amargo já chega o momento atual.
Fonte: Bastter.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário