CSN tem lucro líquido de R$256 mi no 3º trimestre
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) teve lucro líquido de 256 milhões de reais no terceiro trimestre, com o resultado refletindo incremento das margens operacionais em siderurgia e mineração, bem como melhor resultado financeiro no período, de acordo com dados não auditados divulgados nesta segunda-feira.
O resultado foi o melhor para o ano, depois da siderúrgica ter registrado lucro líquido de 118 milhões de reais no primeiro trimestre e prejuízo de 640 milhões de reais no segundo trimestre deste ano, também de acordo com os dados não auditados. A CSN, que não divulgava resultados trimestrais desde o final de 2016, informou que auditores independentes ainda estão trabalhando nos números da companhia e não estimou quando a análise será concluída.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado para o terceiro trimestre somou 1,213 bilhão de reais, ante 896 milhões de reais no segundo trimestre e 1,333 bilhão de reais no primeiro trimestre deste ano.
O resultado da CSN foi publicado depois que a rival Usiminas divulgou na sexta-feira lucro líquido de 76 milhões de reais para o terceiro trimestre, revertendo prejuízo de 107 milhões de reais sofrido um ano antes.
A CSN conseguiu no terceiro trimestre reduzir seu endividamento. A relação de dívida líquida sobre Ebitda ajustado caiu de 7,4 vezes no final de setembro de 2016 para 5,5 vezes no fim do terceiro trimestre deste ano. O caixa recuou 23 por cento, para 4,36 bilhões de reais, e o investimento da empresa caiu na mesma proporção, para 293 milhões de reais.
O presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, havia afirmado à Reuters em 20 de outubro que a empresa tem como meta reduzir a alavancagem para 3,5 vezes até o final de 2018 e que a empresa estava avaliando fazer uma captação externa entre o final deste ano e início do próximo.
As ações da CSN exibiam queda de 0,9 por cento às 10:15, enquanto o Ibovespa tinha desvalorização de 0,4 por cento.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário