domingo, 19 de novembro de 2017

Tecnologia transforma CO2 em 'diamante'

Tecnologia transforma CO2 em 'diamante'

Sistema poderá diminuir níveis de gás carbônico na atmosfera

  POR AGÊNCIA ANSA


Poluição Efeito estufa Meio ambiente Mudança climática (Foto: Getty Images)
Diamantes poderão ser criados a partir do ar que respiramos. É o que dizem pesquisadores da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, coordenados por Stuart Licht.
O grupo desenvolveu uma tecnologia econômica que transforma os anidridos carbônicos (gás carbônico) encontrados na atmosfera em nanofibras de carbono, a mesma combinação de materiais que constitui um diamante.
"Encontramos um modo de usar o CO2 presente na atmosfera para produzir nanofibras de carbono de alto rendimento. Elas podem ser usadas para produzir compostos de carbono, como aqueles empregados nos aviões, nas turbinas eólicas ou em equipamentos esportivos", explicou Licht durante uma reunião da American Chemical Society (ACS).
Os pesquisadores, que já tinham conseguido produzir fertilizantes e cimento, agora estão um passo à frente, com uma tecnologia que pode se revelar útil também para resolver o problema do aquecimento global, além de criar materiais preciosos a partir do CO2.
Tudo isso será realizado através de um processo eficiente e de baixo custo de energia, que necessita apenas de um alguns volts de eletricidade, luz solar e muito anidrido carbônico.
"Nós calculamos que, com uma área menor que 10% do Deserto do Saara, a nossa tecnologia pode retirar bastante CO2, fazendo seus níveis na atmosfera diminuírem a aqueles antes da revolução industrial em aproximadamente 10 anos", afirmou Licht.
Contudo, no momento o sistema ainda está em fase experimental e, por isso, o esforço dos pesquisadores está concentrado em intensificar o processo para conseguir atingir a meta de criar dezenas de gramas de nanofibras em uma hora, usando cada vez menos energia.

Fonte: AGÊNCIA ANSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário