Os trovantes começaram a se formar 6 milhões de anos atrás, provavelmente devido a uma extraordinária atividade sísmica . Suas medidas variam de alguns centímetros a 10 metros de altura. A sua singularidade reside no fato de que "eles se reproduzem”. Devido ao efeito da água, a camada externa fica molhada e penetra dentro da pedra rica em sais minerais. Est torna-se úmidas, expande-se e exerce pressão sobre a superfície que começa a se estender dando a sensação de que a pedra cresce. Às vezes, o crescimento provoca o deslocamento para quebrar a criação de uma nova pedra.
Os trovantes também se movem, avançando em cerca de 2,5 metros por semana. Os especialistas indicam que esse fenômeno se deve ao fato de que, quando as protuberâncias variam, inclinam-se de um lado ou outro e isso produz um ligeiro deslocamento. Também há pesquisadores que dizem que as pedras respiram em uma escala praticamente imperceptível e podem passar dias ou semanas entre respirações e com equipamentos de alta sensibilidade que podem detectar um tipo de pulso nas pedras. Curioso, não é? Por todas essas singularidades são conhecidas como "pedras vivas".
Os trovantes, de fato, são compostos de arenito, isto é, areia em camadas unidas por um cimento de sais de carbonato e que foram formadas devido à ação da água.
Na Romênia e na Rússia, considerou-se que os trovantes possuíam certos poderes mágicos e acreditava-se que, ao tocá-los, poderia captar força e energia. Atualmente, estão sob a proteção da UNESCO que os declarou Patrimônio da Humanidade. Se você viajar para a Romênia, você pode ir ao Museu de trovantes na cidade de Costesti.
Fonte: https://www.sitedecuriosidades.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário