Turismo mineral no Brasil
- 1. Prof. Dr. Antonio Liccardo – UFPR - liccardo@ufpr.br Departamento de Geologia - Laboratório de Gemologia (LGem) TURISMO MINERAL NO BRASIL - Oportunidade para o Trade Turístico -
- 2. - Potencial gemológico do Brasil - Histórico e características dos minerais e gemas brasileiros - Mercado de gemas e minerais raros - Turismo como setor econômico - Segmentação do turismo - Características do geoturismo - Geoturismo no Brasil - Turismo mineral no Brasil e estudos de caso - Atividade turística e conteúdo mineralógico - Conseqüências sociais e ambientais do turismo mineral - Potencial no Brasil Programação
- 3. Ágata - RS Opala - PI Euclásio - RN Anatásio - MG Turmalina Paraíba - PB Réplica do diamante Getúlio Vargas – 726ct
- 4. Premissas • Produção de minerais e gemas no Brasil • Pontos turísticos clássicos • Turismo mineral já existe sem estruturação • Reflexo nas economias dos municípios • Importante aspecto da geodiversidade brasileira • Background científico (vários laboratórios e instituições ligadas à mineralogia e gemologia) • Desenvolvimento cultural
- 5. Província gemológica Estima-se que o país seja responsável pela produção de cerca de 1/3 do volume das gemas do mundo. É considerado, ainda, um importante produtor de ouro, alcançando em 2006, 50 toneladas, o que lhe assegurou o 12º lugar no ranking mundial (Gold Survey, 2007).
- 6. O Brasil é internacionalmente conhecido pela diversidade e pela grande ocorrência de pedras preciosas em seu solo - GEODIVERSIDADE -A produção é realizada, em sua grande maioria, por garimpeiros e pequenas empresas de mineração - ocorrências em quase todo o Brasil, principalmente em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Pará e Tocantins - Estima-se que, aproximadamente, 80% das pedras brasileiras, em volume, tenham como destino final as exportações, tanto em bruto,incluindo espécimes de coleção e lapidadas.
- 7. • Único produtor mundial de topázio imperial • Maior produtor mundial de ágata, ametista, citrino, alexandrita, turmalina paraíba, columbita, tantalita... • Segundo maior produtor mundial de esmeraldas e opalas • Forte produção em berilo (água-marinha, heliodoro, morganita), turmalina, crisoberilo, topázio, quartzo... • Variedades raras como euclásio, espodumênio, lantanita • Importante história de produção mineral
- 8. Naturalistas John Mawe - 1812
- 9. Naturalistas Spix e Martius 1817-1820
- 10. Naturalistas Auguste de Saint-Hilaire 1816-1822
- 11. Naturalistas Barão de Eshwege 1816-1822 -Geólogo e mineralogista -Sociedade Mineralógica 1817 -Diamantina
- 12. Colecionismo e museus Gabinete de curiosidades Coleção entre nobres Século XVII e XVIII – mineralogia Museus de mineralogia Viena – Áustria História Natural – Paris História natural – Londres Smithsonian - EUA
- 13. Museu de minerais de Zagreb - Croácia Guerra dos Bálcãs – Bósnia, Sérvia, Croácia Tesouros saqueados Patrimônio cultural Turismo como elemento de conservação
- 14. Museu de minerais de Viena - Áustria Museu Smithsonian em Washington - EUA Exposição especial – Ouro das Américas no Museu de História Natural de Paris
- 15. Presença brasileira em exposições minerais History of the American Golden Topaz Minas Gerais, the source of the American Golden Topaz The 11.8 kg (26 lb) enormous rough golden topaz crystal looked like a stream-rounded cobble, probably due to mechanical erosion as the stone was tossed around in fast flowing streams for a long period of time, and eventually became part of the placer deposits of the river or stream, where it was discovered in Minas Gerais.
- 16. Cristal de quartzo com 5 toneladas encontrado em Cristalândia – TO - 2002
- 17. Transporte de bloco de sodalita com 7 toneladas em Soledade (RS)- 2008
- 18. A mineração • O Brasil e a vocação mineral • Ouro e diamantes • Ferro • Gemas coloridas • Minerais metálicos e estratégicos • Sub-produtos de mineração • Jacupiranga • Brumado • Ametistas • Fósseis em São Mateus do Sul
- 19. Quartzo Lei do Japão Dravita em quartzo Esmeralda Mina de magnesita e talco em Brumado, BA.
- 20. Zirkelita Mina de Jacupiranga, SP Intrusão alcalina no vale do Ribeira Quintinita Manasseíta Badeleíta
- 21. Mineralogia atual • Desde José Bonifácio • Ciência aplicada • IMA – 30 minerais tipo 1959-2008 • Muitos foram invalidados • 11 de 2003 a 2007 • Geodiversidade desconhecida ! • Daniel Atêncio - USP • Mineralogia descritiva depende diretamente de colecionadores José Bonifácio de Andrada e Silva – séc XIX Granada Andradita – Museu Ouro Preto
- 22. • Coutinhoíta • Matioliita • Menezesita • Lindbergita • Oxikinoshitalita • Atencioíta Minerais descobertos no século XXI • Kalungaíta • Arrojadita (PbFe) • Ruifrancoíta • Guimarãesita • Bedadaíta
- 23. Minerais e gemas brasileiros raros • Pegmatitos • Basaltos • Carbonatitos • Hidrotermalismo • Depósitos metálicos • Depósitos sedimentares • Kimberlitos
- 24. Turismo • O turismo moderno representa o maior fenômeno de deslocamento de massa já ocorrido na história da humanidade • É a terceira indústria econômica mundial, superando setores tradicionais como a indústria farmacêutica ou automobilística e alcança informática e telecomunicações • Hoje é o quinto setor econômico no Brasil
- 25. • Revolução industrial ou século XIX • Motivos do deslocamento • Viagens de aprendizado cultural • Grand Tour – século XVIII • Thomas Cook – organização – Em 1841 Cook organiza para 500 pessoas um tour à Leicest – a primeira viagem em larga escala – Marketing – Fordismo • César Ritz Origens do Turismo
- 26. Turismo - atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros (OMT). Turista - visitante que se desloca voluntariamente por período de tempo igual ou superior a 24 horas para local diferente de sua residência ou trabalho, sem ter por motivação a obtenção de lucro (OMT). Transporte, hospedagem e alimentação ATRATIVO !!!!
- 27. • 1950 a 1973 – mudança da ordem mundial – boom turístico • Surgimento de classe média estável no mundo • Cultura do ócio e jornada de trabalho • Massificação • Década de 70 – crise mundial e alternativas – segmentação • Década de 90 – capacidade de carga e sustentabilidade – diversificação de destinos “Cultura do ócio”
- 28. • Consciência ambiental • Reaproximação com a natureza • Era da informação e globalização • Ecoturismo e segmentos especializados • Principal economia para Itália, França, Espanha • Em 2007 girou US$ 856 bilhões (OMT) “Indústria sem fumaça”
- 29. Receitas do turismo internacional por país receptor Posição mundial País Continente Receitas geradas em 2007 (bilhões) Receitas geradas em 2006( bilhões) Aumento % 2006-07 1 Estados Unidos América do Norte US$ 96.7 US$ 85.7 12,8 2 Espanha Europa US$ 57.8 US$ 51.1 3,6 3 França Europa US$ 54.2 US$ 46.3 7,2 4 Itália Europa US$ 42.7 US$ 38.1 2,5 5 China Ásia US$ 41.9 US$ 33.9 23,5 6 Reino Unido Europa US$ 37.6 US$ 33.7 2,7 7 Alemanha Europa US$ 36.0 US$ 32.8 0,6 8 Austrália Oceania US$ 22.2 US$ 17.8 12,2 9 Áustria Europa US$ 18.9 US$ 16.6 4,0 10 Turquia Europa US$ 18.5 US$ 16.9 9,7
- 30. Vantagens da atividade turística • Acesso democrático à cultura e lazer • Geração de renda e ampla distribuição • Geração de divisas para o país • Valorização de culturas ameaçadas • Suporte econômico para manutenção dos locais • Inclusão social • Fortalecimento da identidade local
- 31. Desvantagens da atividade turística • Manejo inadequado – destruição do ambiente • Desequilíbrio ecológico – capacidade de carga • Vandalismo e lixo no ambiente • Destruição de cultura e identidade locais • Distribuição de renda desigual • Fim do ciclo turístico e decadência
- 32. Estratégia do Brasil Turismo = agente de transformação social • Embratur - 1966 • Ministério do Turismo em 2003 • Imagem do Brasil • Segmentação e municipalização • Plano Nacional de Turismo 2007/2010 • Erradicação da miséria e fome • Desenvolvimento do setor de transportes • Sustentabilidade ambiental • Padrões éticos de turismo • Brasileiro como principal beneficiário
- 33. Turismo e Imagem
- 34. Estatísticas • Recorde de visitação em 2008 – US$ 5,8 bi • Crescimento anual de 4,8% desde 1995 • Criação de 87 roteiros internacionais (MTur 2006) • Criação de 396 roteiros nacionais (MTur 2006) • Metas - estruturar 65 destinos padrão internacional - alcançar 7,7 bilhões de dólares em 2010 - regionalização do turismo
- 35. Segmentação • Turismo de lazer • Turismo de negócios • Turismo de eventos • Turismo de natureza • Turismo cultural • Turismo rural • Turismo científico • Turismo desportivo • Turismo gastronômico • Turismo religioso Geoturismo e Turismo Mineral
- 36. O que é o geoturismo? – Hose, 1995 (Inglaterra) – National Geographic Traveler (2001)
- 37. Hose, 1995 • “O GEOTURISMO propõe facilitar o entendimento e fornecer facilidades de serviços para que turistas adquiram conhecimentos de geologia e geomorfologia de um lugar, indo além de meros espectadores”. • Conceito com bases na geologia
- 38. National Geographic Traveler • “GEOTURISMO é o turismo que sustenta ou contribui para melhorar as características geográficas de um lugar, sejam elas o meio- ambiente, patrimônio histórico, aspectos estéticos, cultura e o bem-estar de seus habitantes”. • Conceito com bases na geografia humana
- 39. Outras definições • Novo setor ocupacional e de negócios, com a característica de transferir e comunicar o conhecimento geocientífico ao público em geral, baseando-se na interação entre políticas, geociências, universidades e o turismo. O princípio fundamental está na proteção sustentável e preservação do patrimônio geológico. (Frey et al. 2006) • Segmentação turística sustentável, realizada por pessoas que têm o interesse em conhecer mais os aspectos geológicos e geomorfológicos de um determinado local, sendo esta a sua principal motivação na viagem (Jasmine Moreira 2009)
- 40. Conceitos associados • Geodiversidade • Patrimônio geológico • Geoconservação
- 41. Geodiversidade • Variedade de ambientes geológicos, fenômenos e processos geradores de paisagens, rochas, minerais, fósseis, solos e outros depósitos superficiais que constituem a base para a vida na Terra. Royal Society for Nature Conservation
- 42. Patrimônio Geológico • Elementos notáveis que compõem a geodiversidade e que necessitam a preservação • Afloramentos, estruturas, paisagens, jazidas e minerações que apresentem um significado didático, científico, cultural ou turístico • São os geossítios ou geotopos
- 43. Exemplo de patrimônio geológico a ser tombado Exposição de rochas da Formação Guabirotuba, testemunhos de um clima árido, na periferia de Curitiba
- 44. Neodímio-Lantanita (Nd,La)2 (CO3)3. 8H2O Raríssimo mineral encontrado na Bacia Sedimentar de Curitiba. Hoje sem ocorrências localizáveis. Coleção: Otávio Boni Licht Dimensões: 23x7cm
- 45. TURISMO MINERAL • Turismo em função de compras, visitação ou estudo científico de minerais, gemas, minerações, museus mineralógicos, lapidações, feiras de minerais e afins. • Cultura mineral – coleção – compras - coleta • Garimpos
- 46. Edição especial espanhola sobre rotas minerais na Iberoamérica. A Estrada Real representa o Brasil com um capítulo na história do ouro e diamantes. Atualmente a Estrada Real é o maior programa de desenvolvimento turístico em roteiro no Brasil.
- 47. • Zonas de produção de minerais e gemas no Brasil • Turismo mineral já existe sem estruturação • Associação natural com outros segmentos do turismo • Reflexo importante nas economias dos municípios • Valorização da geodiversidade do país • Conhecimento da mineralogia no sub-solo nacional TURISMO MINERAL
- 48. PROPOSIÇÃO DE ROTEIROS NO BRASIL Sudeste Sul Nordeste
- 49. Roteiro Sudeste • Espírito Santo – crisoberilo, andaluzita, água marinha • Minas Gerais – maior produtor no Brasil • Minas Gerais – turismo cultural ligado à história da mineração
- 50. Espírito Santo Areias monazíticas e água marinha
- 51. Roteiro Minas Gerais
- 52. Proposta de roteiro apresentado em 2006
- 53. Corpos pegmatíticos são inúmeros na região leste de MG e atraem estudiosos e colecionadores. São as rochas que apresentam maior diversidade mineralógica
- 54. Minerais raros são encontrados em pegmatitos e suas associações em Minas Gerais Epidoto em quartzo Turmalina e Ametista Paragênese típica Turistas e alexandrita
- 55. Itabira e Nova Era – região de esmeraldas , alexandrita e crisoberilo
- 56. Itabira e Nova Era – garimpos e minerações de esmeralda
- 57. Feiras de minerais e gemas e excursões técnicas em Minas Gerais
- 58. - Maior mina de ouro aberta à visitação do mundo - Galerias subterrâneas com trolley - 315 metros de extensão e 120 metros de profundidade - Temperatura estável - 17 a 20 graus - Desde a fundação, no século XVIII, produziu 35 toneladas de ouro A Mina da Passagem
- 59. Garimpo de Antônio Pereira
- 60. Museu de Ciência e Técnica de Ouro Preto – acervo com mais de 20 mil amostras minerais – ligado à Escola de Minas - primeira escola de geologia do Brasil
- 61. Minerais do Museu de Ouro Preto – o maior da América Latina
- 62. Garimpos atuais e antigos de diamante em Diamantina (MG) Relevância mundial e importância econômica
- 63. Brasilianita, muscovita e albita, Linópolis, MG
- 64. Roteiro Sul • Mapa Gemológico do Sul • Maiores jazidas de ametista e ágata do planeta • Estrutura turística e rotas associadas • Rio Grande do Sul – centros minerais • Paraná - turismo
- 65. Mapa Gemológico da Região Sul Juchem, Chodur e Liccardo 2001
- 66. Proposta de roteiro apresentado em 2008
- 67. Foz do Iguaçu - PR Mais de 1 milhão de visitantes por ano Programa Geoturismo da Mineropar
- 68. Chopinzinho (PR) Produção de ametista e citrino Mineração artesanal Cooperativa de garimpeiros
- 69. • Processo de extração artesanal
- 70. Galerias em rocha sã e perfil dos derrames
- 71. Entre Rios (SC) Galerias e produção semelhantes Proximidade de reserva indígena Proximidade da Cratera de Vargeão
- 72. Iraí (RS) Comércio de ametista e citrino Consórcio com turismo em estâncias hidrominerais Turismo tradicional
- 73. – Igreja de São Gabriel revestida com gemas – identidade culturalAmetista do Sul (RS)
- 74. Parque Ametista com museu mineralógico, visita a galerias de mineração e loja
- 75. ametista Museu da Ametista (RS) – Galeria antiga preparada para visitação
- 76. Museu da Ametista – iluminação especial dentro de geodos nas paredes
- 77. Processo de extração dos geodos do basalto inalterado em galerias
- 78. Consórcio com turismo cultural - São Miguel das Missões (RS) – ruínas em arenito Botucatu
- 79. Soledade (RS) Grande centro do comércio de minerais e gemas do sul do Brasil Feira de Soledade – a maior da América Latina
- 80. Em 2009 houve um consórcio com evento científico – gemologia e design
- 81. Exemplos de produtos com destinação ao turismo e exportação
- 82. ametista Maior produção de geodos de ametista no mundo
- 83. Exemplos de produtos com destinação ao turismo
- 84. Exemplos de produtos com destinação ao turismo
- 85. Praças em madeira petrificada Museus de paleontologia Turismo tradicional geoturismo com desenvolvimento da consciência ambiental Mata e São Pedro do Sul (RS)
- 86. Floresta petrificada - Mata
- 87. Paleontologia e gemologia
- 88. Salto do Jacuí (RS) Maior produtor de ágata do planeta Ocorrência de opala (azul , branca e laranja)
- 89. Estoque de chapas de ágata beneficiadas para produção de artesanato mineral
- 90. Exemplos de produtos com destinação ao turismo
- 91. Roteiro Nordeste • Única jazida de opala nobre – Piauí • Turmalina Paraíba • Província pegmatítica turismo mineral- gemológico no nordeste envolve turismo tradicional e duas capitais pólos receptivos internacionais
- 92. Proposta de roteiro apresentado em 2008
- 93. Minerais raros ligados à gênese em pegmatitos Cristais de euclásio em matriz de quartzo – Equador - RN Turmalina melancia em matriz quartzo- feldspática Parelhas - RN Megacristal de água marinha - RN
- 94. Produção de água marinha de Tenente Ananias (RN)
- 95. produção de opala no Piauí
- 96. produção de opala nobre em Pedro II no Piauí
- 97. Exemplos de design regional aplicado à gemologia. À esquerda o simbolismo da região nordeste com o cactus em prata e opala e à direita um mosaico de opala lapidado na forma do Piauí, para montagem de jóia. Projeto turístico desenvolveu design regional para a opala APL da opala Aproveitamento de resíduos!
- 98. Mina de Brejuí Currais Novos – RN Mina de scheelita Fluorescência Hotel Tungstênio Visita à mina Museu Scheelita
- 99. Turmalina Paraíba Valor altíssimo 10 mil US$/ct
- 100. Colecionismo X Preservação Geodiversidade é conhecida com a extração
- 101. Moradores locais começaram colecionando e hoje produzem minerais de coleção como sustento (RN)
- 102. Pegmatito Golconda – atividade turística para mineralogistas amadores
- 103. http://www.minerant.org/
- 104. • Extração localizada em pegmatitos • Sub-produtos em minerações de grande escala • A extração destes minerais não polui o ar ou a água • Depósitos aluvionares merecem maior atenção • Adequação ambiental como outras minerações • A retirada necessariamente manual é menos impactante Sustentabilidade ambiental
- 105. Garimpos localizados e galerias em pegmatitos Paraíba Minas Gerais Espírito Santo
- 106. Resíduos de basalto e intemperismo - RS
- 107. Sustentabilidade social • Minas subterrâneas apresentam segurança de trabalho • Economia de escala familiar muitas vezes • Geração de renda local importante • Identidade local valorizada • Desenvolvimento educacional não formal • Valorização dos minerais brasileiros • Estreita ligação com artesanato • Desdobramentos através da infra-estrutura turística
- 108. Produção de esmeraldas de baixa qualidade em região de garimpo - TO Trabalhos de beneficiamento de minério de esmeralda. Jovens e mulheres trabalham em produção de escala familiar - GO
- 109. Família vende a produção semanal de esmeraldas em Santa Terezinha de Goiás Vendedor de minerais na beira da rodovia Rio-Bahia Mulheres lavam o minério
- 110. Família de garimpeiros em Albuquerque – Ceará - artesanato
- 111. Excursão Gemstorm da empresa canadense Stonebridge Doação de 5% do total para a Creche Meimei, em Teófilo Otoni
- 112. Considerações Finais • Este tipo de turismo envolve cultura e economia mineral • Os minerais têm consumo preferencial entre turistas e podem contribuir com o artesanato • O geoturismo/turismo mineral agrega valor científico ao turismo já existente • Turismo mineral é uma questão de geologia econômica, pois estes bens minerais podem ser produzidos para o mercado turístico responsável. • Otimizar o uso sustentável e agregar valor, trazendo divisas ao país • Conhecimento para possível preservação
- 113. Tibagi – PR – Caso especial
- 114. Sistema de extração artesanal e tradicional há 200 anos
- 115. Imagem de mergulhadores da década de 30 em busca de diamantes – Fonte Museu de Tibagi
- 116. O Museu do Garimpo em Tibagi é um forte atrativo geoturístico, ligado principalmente ao fascínio do diamante
- 117. Outros materiais encontrados junto ao diamante, normalmente são refugados, mas permitem um bom aproveitamento como gema
- 118. Estes materiais ornamentais podem ser usados em artesanatos de alta qualidade e mesmo em joalheria.
119. Informações sobre turismo mineral: www.geoturismobrasil.com www.geotourismbrazi
Nenhum comentário:
Postar um comentário