Biografia de Henry Ford
Henry Ford (1863-1947) foi um empresário norte-americano, o fundador da Ford Motor Company. Foi o primeiro a implantar a linha de montagem em série na fabricação de automóveis. Foi um grande inventor, responsável por 161 patentes.
Henry Ford nasceu em Springwells, nos Estados Unidos, no dia 30 de julho de 1863, era descendente de belgas e irlandeses. A experiência de Ford com as máquinas começou na fazenda do pai, onde trabalhava na manutenção dos motores. Seu negócio era a mecânica. Com 13 anos, após a morte da mãe, mudou-se para Detroit, onde trabalhou como aprendiz em diversas oficinas.
Depois de reunir dinheiro para estabelecer-se por conta própria, com uma fábrica de arados a vapor, viu seu negócio não dar certo, não conseguia vender seus arados. Voltou à condição de mecânico, trabalhando na Edison Illuminating Company. Por volta de 1888, demitiu-se do emprego, decidido a tornar-se fabricante de automóveis. Nesse mesmo ano, casa-se com Clara Jane Bryant, o casal teve um único filho, em 1893, Edsel Bryant Ford.
Henry Ford conseguiu dinheiro e montou sua primeira oficina no subúrbio de Detroit. A instalação era precária, mas foi dali que saiu seu primeiro “quadriciclo”, que consumia pouco e desenvolvia uma velocidade razoável. O primeiro passo estava dado, mas a intenção de Ford era produzir um carro grande para conduzir a família.
Em 1903, junto com alguns amigos fundaram a Ford Motor Company, que trabalhando pelo processo de padronização lançou seu primeiro carro: o “Modelo A”, de dois cilindros. O sucesso foi rápido, logo a empresa produzia cem veículo por dia. A ideia de expansão logo veio, comprou as ações dos investidores e sozinho passou a fabricar um só modelo: o “Modelo T”, que foi posto no mercado em 1908, ao preço de 850 dólares.
Em 1912, já produzia o “Modelo T”, ou “Ford Bigode” como ficou conhecido, por um preço bem mais barato, restava inventar um modo de montar um carro atrás do outro, sem parar. E foi exatamente isso que Henry Ford fez, criando a linha de montagem – um processo que revolucionou a fabricação de automóveis. Graças a montagem em série, em 1925, um novo Ford ficava pronto em 15 segundos.
Vendo que outras empresas lhe tomavam parcelas do mercado de carros, Henry Ford acelerou ainda mais a sua produção, eliminou os intermediários, adquiriu florestas, minas de ferro e carvão, ferrovias e até uma frota de navios. Com isso, a organização Ford tornou-se um verdadeiro império, que em 1928, empregava mais de 200.000 operários, para fabricar 6.000 carros por dia, além de caminhões, tratores, ônibus etc.
Henry Ford inovou no tratamento com os funcionários, reduzindo as horas de trabalho e incentivando-os com sucessivos aumentos de salários. Ainda repartiu o controle acionário com os empregados.
Henry Ford, que apesar de revolucionário e progressista em diversos aspectos, era também um conservador no sentido administrativo, onde sua palavra era lei. O grande empreendedor faleceu em Dearbom, Estados Unidos, no dia 07 de abril de 1947.
Henry Ford nasceu em Springwells, nos Estados Unidos, no dia 30 de julho de 1863, era descendente de belgas e irlandeses. A experiência de Ford com as máquinas começou na fazenda do pai, onde trabalhava na manutenção dos motores. Seu negócio era a mecânica. Com 13 anos, após a morte da mãe, mudou-se para Detroit, onde trabalhou como aprendiz em diversas oficinas.
Henry Ford conseguiu dinheiro e montou sua primeira oficina no subúrbio de Detroit. A instalação era precária, mas foi dali que saiu seu primeiro “quadriciclo”, que consumia pouco e desenvolvia uma velocidade razoável. O primeiro passo estava dado, mas a intenção de Ford era produzir um carro grande para conduzir a família.
Em 1903, junto com alguns amigos fundaram a Ford Motor Company, que trabalhando pelo processo de padronização lançou seu primeiro carro: o “Modelo A”, de dois cilindros. O sucesso foi rápido, logo a empresa produzia cem veículo por dia. A ideia de expansão logo veio, comprou as ações dos investidores e sozinho passou a fabricar um só modelo: o “Modelo T”, que foi posto no mercado em 1908, ao preço de 850 dólares.
Em 1912, já produzia o “Modelo T”, ou “Ford Bigode” como ficou conhecido, por um preço bem mais barato, restava inventar um modo de montar um carro atrás do outro, sem parar. E foi exatamente isso que Henry Ford fez, criando a linha de montagem – um processo que revolucionou a fabricação de automóveis. Graças a montagem em série, em 1925, um novo Ford ficava pronto em 15 segundos.
Vendo que outras empresas lhe tomavam parcelas do mercado de carros, Henry Ford acelerou ainda mais a sua produção, eliminou os intermediários, adquiriu florestas, minas de ferro e carvão, ferrovias e até uma frota de navios. Com isso, a organização Ford tornou-se um verdadeiro império, que em 1928, empregava mais de 200.000 operários, para fabricar 6.000 carros por dia, além de caminhões, tratores, ônibus etc.
Henry Ford inovou no tratamento com os funcionários, reduzindo as horas de trabalho e incentivando-os com sucessivos aumentos de salários. Ainda repartiu o controle acionário com os empregados.
Henry Ford, que apesar de revolucionário e progressista em diversos aspectos, era também um conservador no sentido administrativo, onde sua palavra era lei. O grande empreendedor faleceu em Dearbom, Estados Unidos, no dia 07 de abril de 1947.
Resumo da biografia de Henry Ford
Ocupação Empresário e inventor norte-americano
Data do Nascimento30/07/1863
Data da Morte07/04/1947 (aos 83 anos)
Fonte: Terra
Data do Nascimento30/07/1863
Data da Morte07/04/1947 (aos 83 anos)
Fonte: Terra
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