terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Morning call mineração e siderurgia

Morning call mineração e siderurgia 23/01/2018

Morning call mineração e siderurgia 23/01/2018
O contrato futuro de minério de ferro, com concentração de 62%, na bolsa de Dailan, no norte da China, código YYU1801, registrou queda de -3,96%, cotado a ¥$ 522.

O contrato futuro de aço longo na bolsa de Shangai na China, código RB1801, registrou queda de -0,69%, cotado a ¥3912, enquanto os contratos das bobinas de aço quente, código HC1801, registrou queda de -0,13%, cotadas a ¥ 3903.

O contrato futuro de cobre na bolsa de Shangai, código CU1801, registrou alta de 0,22%, cotado a ¥53720.

O contrato futuro de carvão na bolsa de Dailan, código JM1801, registrou queda de -0,35%, cotado a ¥ 1284.

Pares de Mercado

As mineradoras caem essa manhã na Europa: Anglo -2,7% Rio Tinto -0,7%, em Londres.

As siderúrgicas sobem caem manhã: Baotou Steel -0,80%, na China, Arcelor Mittal -1,12%, na Holanda.

A China Shenhua registrou alta de 2,44% nessa madrugada cotada a 22,550. A China Shenhua é a estatal chinesa de energia, sua principal operações são mineração e logística de carvão, geração de energia elétrica por meio de termo elétrica a carvão e distribuição, carvão representa 64% da matriz energética chinesa e desempenha dupla função na produção do aço, além de ser utilizado como combustível para os fornos e caldeira ele é adicionado ao minério de ferro, sua função é retirar as moléculas de oxigênio do minério de ferro, em media para cada tonelada de aço são consumidos 143kg de carvão. China Shenhua tem uma alta correlação com as siderúrgicas na China assim como todo parque industrial da China.

Atividade Marítima

O Baltico Capesize, que mede a atividade marítima do minério de ferro e do carvão, registrou queda de -3,21%, cotado a 1445 pontos, no último pregão.

Baltic Capesize Index (BACI) é um indicador econômico emitido diariamente pela London Baltic Exchange. Apesar do nome, não se restringe apenas ao mar dos países bálticos. Capesize é o segundo maior tipo de navio cargueiro de granel seco, ficando atrás apenas dos Valemax, ambos, pelo tamanho do seu calado, não conseguem transitar em canais como Suez e Panamá e necessitam de grandes portos, sendo utilizados exclusivamente para o transporte do minério. O índice é o equilíbrio da demanda e da oferta por navios com capacidade de mais de 100.000 toneladas. Como a oferta desse tipo de navio leva, em média, 8 anos para ser alterada, a mudança no ponto de equilíbrio acontece pela mudança na demanda por minério de ferro, logo, o que é medido, é a demanda por minério de ferro.

23/01/2018, Rio de Janeiro

Fonte:  Morning call

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