Sete passos para uma vida financeira mais saudável em 2018
Já estamos na segunda semana de 2018 e você já deve ter traçado seus planos para esse ano. Ter uma boa relação com o dinheiro é certamente desejo de dez entre dez pessoas. Um recente levantamento do Datafolha revelou que o brasileiro é imediatista e tem baixa tendência para guardar dinheiro: a pesquisa mostra que apenas 35% poupam para o futuro. Aproveitar esta época para refletir sobre seus objetivos e sonhos é um bom momento para garantir as realizações.
Para cuidar do dinheiro, é importante começar hoje e de uma forma simples, de um jeito que funcione para você, para que isso se torne um hábito. A seguir, algumas dicas para uma vida financeira saudável no ano que se aproxima:
1- Liste e acompanhe seus ganhos e gastos
Você realmente sabe o quanto ganha e para onde vai o seu dinheiro? Confiar na sua cabeça para guardar as contas pode ser a grande armadilha da não realização dos seus objetivos. Em uma planilha no computador, caderno de anotações ou aplicativo no seu celular, coloque – em colunas diferentes – todos os seus ganhos mensais e suas despesas. Some e compare os valores totais de ganhos e gastos. Veja se há sobra de dinheiro ou se você gasta mais do que pode.
2- Corte os gastos desnecessários
Para reduzir os gastos, analise suas despesas mensais e veja quais são fundamentais e o que dá para cortar ou reduzir para o mês seguinte. Privilegie o que for indispensável, pesquise preços, negocie descontos e prefira escolhas que tenham a melhor relação entre custo e benefício. Evite comprar coisas porque simplesmente estão em promoção, apenas compre se, de fato, precisar.
3-) Planeje-se para realizar
Quais são os seus planos para 2018? Empreender, comprar um carro, fazer uma viagem, quitar dívidas? Depois de pensar nos objetivos, priorize-os e avalie o prazo para realizar cada um deles e quanto será necessário para colocar seus planos em prática.
4-) Pratique sempre
Esperar o dinheiro sobrar para poupar pode atrasar a realização dos seus objetivos . Poupar é uma questão de hábito; e fazer é sempre fundamental. Defina um valor e guarde-o mensalmente.
5-) Converse sobre dinheiro
Dinheiro precisa ser tratado como parte importante da vida, que ajuda a realizar sonhos. Para que isso aconteça, é preciso que ele seja usado e gerido de forma consciente. Fale com a sua família (incluindo as crianças) sobre seus objetivos coletivos e individuais e também sobre a importância de se fazer as escolhas mais adequadas à realidade de vocês.
6-) Programa-se guardando seu dinheiro em três reservas
Para se organizar melhor, uma dica é separá-lo em três reservas. A primeira seria destinada aos Imprevistos, com o objetivo de nos prepararmos para eventualidades que possam vir a ocorrer. Para essa reserva, o ideal é poupar de três a seis meses de ganhos. A segunda reserva seria direcionada aos Projetos de vida, e poderá ajudar a conquistar planos como, por exemplo, pagar a faculdade dos filhos, abrir o próprio negócio ou comprar um imóvel. A quantia para completar essa reserva vai depender do valor de cada objetivo. E a terceira seria destinar o dinheiro para garantir uma Aposentadoria mais tranquila.
7-) Pense no futuro
Se você contribui para a previdência social – o INSS –, já paga por uma aposentadoria. Avalie se o valor do INSS será suficiente para proporcionar o nível de qualidade de vida que você deseja ter no futuro. Caso não seja, vale a pena pensar em uma reserva complementar. Planos de previdência são uma opção indicada, porque representam uma forma simples e eficiente de cuidar da aposentadoria, além de poder gerar benefícios fiscais. Quanto antes você começar a investir, mais os juros o ajudarão a alcançar seus objetivos. Mais importante do que investir muito, é investir sempre!
Fonte: Jornal ADVFN
Nenhum comentário:
Postar um comentário