sábado, 31 de março de 2018

RUBI



Rubi


O Rubi é uma das 4 pedras preciosas e é amplamente usado em jóias finas. Pertence à família Corindo. Sempre vermelho, é uma pedra muito rara e é considerada a rainha das gemas. Na verdade, os maiores monarcas do mundo, sempre quiseram usá-lo decorando com frequência suas coroas e jóias.
O cromo lhe confere a sua cor vermelha, mas também chegar ao vermelho castanho por causa das partículas de ferro que podem ocasionalmente se misturar na pedra. Existem diversas variedades de vermelho, a cor mais desejada é o sangue de pombo, que é roxo com um toque de azul. Você pode encontrar essa cor no vale dos rubis de Burma, ao norte, especificamente nas minas de Mogok. A cor de um rubi nem sempre pode denunciar a sua origem geográfica. As designações "Siam Rubi" e "rubi Birmânia" não necessariamente descreve a sua origem geográfica, mas a qualidade da cor dos rubis.
Há muitas inclusões em um Rubi, o que pode fornecer pistas sobre a origem da pedra. Eles não fazem nada para desvalorizar a pedra se deixar ele a sua transparência, como a inclusão de rubi são muito específicos e prova de autenticidade. No entanto, a característica mais importante será sempre a cor.
As inclusões são os minerais, inclusões líquidas ou canais, as inclusões de rutilo. inclusões de rutilo em rubi dá uma pedra muito original: se for cortada em cabochão, revela uma "asterismo". Este fenómeno assume a forma de uma estrela de 6 apontou ao mudar a orientação da pedra. Isso é chamado de "pedra de rubi estrela", que é muito raro e acrescenta um grande valor se a cor é muito bonita. As cores mais bonitas de rubis são a Birmânia, especificamente, no vale do Mogok, daí o nome "Ruby Mogok. Elas estão entre as jóias mais preciosas. É muito raro encontrar grandes dimensões: a acima de 5 quilates, estamos no excepcionais. Há também rubi Tailândia e Vietnã e sua cor é mais escura e alguns não têm nada a invejar os seus vizinhos da Birmânia. Os rubis de Sri Lanka faixa de luz vermelha de framboesa.

Muitas pedras, por muitos anos foram confundidos com um rubi; o espinélios e as granadas por exemplo. Eles não têm nada a ver com esta pedra preciosa, porque eles não são parte da família de corindo.
O Rubi é uma das pedras preciosas mais caras e populares entre os joalheiros, que o utilizam para suas criações. Uma boa pedra pode ser mais cara do que um diamante de qualidade. O Ruby é utilizado por longo tempo pelos grandes reinos e pelos os marajás indianos que amavam em seus ornamentos. O Ruby também é uma pedra mais usada para os anéis de noivado.
Mesmo que os melhores depósitos sejam encontrados na Birmânia, na região de Mogok, eles são encontrados também na Tailândia, Quénia, Sri Lanka, Índia, Paquistão, Vietnan ...
Sua dureza é de 9 na escala de Mohs, o que torna o Ruby o segundo material mais duro do mundo logo atrás das safira e diamantes. É, portanto, de fácil de friso.

Fonte: DNPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário