domingo, 1 de abril de 2018

Como se formam os diamantes?

Como se formam os diamantes?




A formação dos diamantes ocorre a 150km da superfície
Os diamantes se formam em camadas internas da crosta terrestre, a cerca de 150 quilômetros da superfície. Nessas profundidades, a temperatura e pressão a que as substâncias estão submetidas são muito altas - suficientes até para modificar suas estruturas mais elementares. Com o tempo (milhares a milhões de anos), o calor e a pressão comprimem o carbono ali presente na forma de grafite e outros compostos, reorganizando suas moléculas mais simetricamente. O "encaixe" ou a simetria perfeita dessas moléculas dá à nova substância características completamente diferentes dos outros compostos como a extrema rigidez, resistência e a transparência. Essa nova estrutura de carbono é o diamante, considerado o mineral mais resistente do planeta, que só pode ser cortado ou riscado por outro diamante. Os diamantes chegam ˆ superfície por meio do movimento do magma no interior da Terra."


Criação artificial
Extração
Os diamantes retirados da natureza ainda são a maior parte dos utilizados pela indústria
Pela relativa simplicidade do processo de formação dos diamantes, há tempos os cientistas vêm desenvolvendo formas de recriá-los em laboratório. Hoje, existem pelo menos dois meios para a produção artificial de diamantes.
O primeiro se utiliza de calor e alta pressão, mas não da forma convencional. A formação do diamante é induzida pelo uso de uma partícula milimétrica do mineral em meio a grafite e outros compostos de carbono. A pressão é dada através de força hidráulica e o calor é gerado pelo uso de eletricidade. O resultado são pequenas amostras de diamantes e muita energia consumida.
O outro processo utiliza uma câmara pressurizada, onde gás natural (também um composto de carbono) e hidrogênio são aquecidos até formarem uma espécie de plasma (gás ionizado). Esse plasma desce em direção à base da câmara, onde encontra uma camada de substratos de carbono com a qual reage e dá origem a uma placa de diamante. Pronta para ser cortada em pedaços e utilizada.


Diamantes de guerra
Pedras preciosas
Não é a raridade que faz os diamantes serem caros, mas sim a sua qualidade inigualável
No ano 2000, a Organização das Nações Unidas fez um anúncio formal ao mundo pedindo que empresas compradoras de diamantes brutos em países em guerra tomassem mais cuidado na escolha de seus fornecedores. Segundo o anúncio, esses diamantes, mesmo que de qualidade inquestionável, estariam saindo de áreas sem autoridade reconhecida pela organização. O dinheiro pago pelas pedras estaria financiando diretamente golpes de estado e conflitos étnicos, internacionalmente conhecidos pelo uso extremo de violência. Na época, os principais países que vendiam os "diamantes de guerra" eram Angola e Serra Leoa, na África. Mesmo com o apelo, a compra e utilização desses diamantes continua sem grandes problemas legais.


O mapa da mina
Os diamantes se formaram nas regiões do planeta onde havia grandes quantidades de substratos de carbono sob a superfície. O consumo, por sua vez, localiza-se nos países com maior poder econômico e em locais com grande tradição no mercado de jóias, como a Ásia.
 
Maiores Produtores (% da produção mundial)
 
Maiores Consumidores
 
Países com reservas de diamantes



Curiosidades
• Os diamantes usados em jóias geram US$ 57 bilhões/ ano
• O continente africano é responsável por 61% da produção mundial de diamantes
• Os diamantes são usados como jóias desde o século XVII
• Os diamantes podem ser classificados em 14 mil categorias
• A vida útil de uma mina de diamantes é de 16 a 22 anos
• Cinco empresas de exploração são responsáveis por 90% da produção mundial de diamantes


Fonte: De Beers Group; Wikipedia, ONU;

Nenhum comentário:

Postar um comentário