sábado, 28 de abril de 2018

Retomada da extração mineral em Içara alcança 50 mil toneladas de carvão ao mês


Retomada da extração mineral em Içara alcança 50 mil toneladas de carvão ao mês

A Mina 101 completa seis anos de operação em 2018 com a marca de aproximadamente 50 mil toneladas de carvão extraído ao mês, dos quais, 95% para a produção de energia elétrica. O destino do restante vai então para a indústria cerâmica e metalúrgica. São ao todo 181 empregos gerados diretamente com a atividade na comunidade de Santa Cruz, em Içara.
“O que vimos desmistifica um pouco a imagem de uma atividade rústica. A mineração é muito organizada. Além disso, investe na segurança dos colaboradores, em tecnologia, meio ambiente e educação”, coloca o coordenador do núcleo jovem da Associação Empresarial de Içara, Kleiton Patrick de Alcântara Avi.
O funcionamento da unidade foi apresentado para a Ajei em uma visita técnica nesta quinta-feira, dia 26. Os participantes avançaram por quase 1,5km até a linha de frente do minerador, conheceram o tratamento da água e os projetos socioambientais, entre eles, a doação de 100 mil mudas de eucalipto ao ano para a ampliação da produção melífera na cidade.
Conforme o ranking da Revista Minérios & Minerales, a Mina 101 ocupa a 5ª colocação em programas de segurança no setor nacional e figura na 4ª posição em investimentos para a preservação ambiental. Além disso, receberá o 20º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira com o projeto interno de adaptação do minerador contínuo.
Aproveitamento cada vez maior
De acordo com o engenheiro de minas do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina, Marcio Zanuz, um dos objetivos das pesquisas desenvolvidas atualmente pelo setor é aumentar o aproveitamento do material extraído e consequentemente a redução dos rejeitos. Isso significaria a possibilidade de novos mercados, inclusive para uso na agricultura. “Santa Catarina tem carvão para no mínimo mais dois séculos de extração no ritmo atual”, acrescenta.
Fonte: Canal Icara

Nenhum comentário:

Postar um comentário