domingo, 6 de maio de 2018

O minério de ferro

MINÉRIO DE FERRO
Os minérios de ferro são rochas a partir das quais o ferro metálico pode ser extraído. É um dos elementos de rocha mais abundantes, constituindo cerca de 5% da crosta terrestre e é o 4º elemento mais comum do mundo
Os minerais de ferro que atualmente são usados como minérios são hematita, magnetita, limonite e siderite, também ocasionalmente ankerite, goethita e turgita. Hematite é o mais importante minério de ferro.
Definição de minério de ferro
Um composto nativo de ferro (como hematita, limonite, magnetita, siderite, goethita e os minérios de ferro e argila) a partir dos quais o metal pode ser extraído de forma rentável
O que é Minério de Ferro?
O minério de ferro é qualquer pedra ou mineral a partir do qual o ferro pode ser extraído economicamente.
Ele vem em uma variedade de cores, incluindo cinza escuro, amarelo brilhante, vermelho escuro e vermelho enferrujado.
O ferro vem sob a forma de óxidos de ferro como magnetita, hematita, limonite, goethita ou siderite.
As formas economicamente viáveis de minério contêm entre 25% e 60% de ferro. Nos velhos tempos de mineração, alguns minérios, conhecidos como “minérios naturais”, tinham 66% de ferro e podiam ser alimentados diretamente com altos fornos de fabricação de ferro.
As três principais fontes de minério de ferro são as formações de ferro em faixas, depósitos magmáticos de minério de magnetita e minério de hematite. O mais metal é extraído de formações de ferro em faixas, estruturas geológicas estabelecidas principalmente entre 3 e 1,2 bilhões de anos atrás. As algas azul-verdes liberaram oxigênio nos dias em que a atmosfera e os oceanos eram muito pobres em oxigênio, unindo o ferro dissolvido nos oceanos do mundo. Estes eventos de fixação de ferro passaram por ciclos, pois as algas apresentaram flores e bustos alternados, deixando as bandas características vistas em formações de ferro em faixas. Este minério está na forma de magnetita ou hematita. As formações de ferro em bandas são encontradas em todos os continentes, mas especialmente os depósitos ricos são encontrados na Austrália, no Brasil e nos Estados Unidos.
As três principais fontes de minério de ferro são formações ferríferas, depósitos de minério de magnetita magmática, e minério de hematita.
A maior parte de metal é extraído a partir de formações ferríferas, estruturas geológicas previsto na maior parte entre 3 e 1,2 mil milhões de anos atrás.

As algas azul-verdes liberaram oxigênio nos dias em que a atmosfera e os oceanos eram muito pobres em oxigênio, unindo o ferro dissolvido nos oceanos do mundo. Estes eventos de fixação de ferro passaram por ciclos, pois as algas apresentaram flores e bustos alternados, deixando as bandas características vistas em formações de ferro em faixas. Este minério está na forma de magnetita ou hematita. Formações ferríferas são encontrados em todos os continentes, mas depósitos especialmente ricos são encontrados na Austrália, Brasil e Estados Unidos.
Fonte: Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário