sábado, 12 de maio de 2018

TURMALINA PARAÍBA: MENOS CONHECIDA, PORÉM BASTANTE VALIOSA

TURMALINA PARAÍBA: MENOS CONHECIDA, PORÉM BASTANTE VALIOSA

Conheça aquela que é uma das gemas mais caras do mundo
Dentro da cultura das joias e semijoias, existem algumas pedras preciosas que facilmente são lembradas quando se pergunta nos itens mais valiosos. Rubi, esmeraldas, diamantes, pérolas, enfim, são aquelas das que estão cravadas no imaginário (e porque não o desejo) de várias mulheres que gostam de ornamentos brilhantes e luxuosos. Assim como, para quem conhece do assunto, também faz parte desse hall a Turmalina Paraíba.

Essa pedra, como dissemos, somente as pessoas mais inteiradas nesse mundo de belíssimas opções de gemas preciosas são normalmente conhecedoras muito em função de sua restrita circulação e também descoberta recente comparada as outras preciosidades. E mais: Sabedoras de que é um item de alto valor no mercado.
No entanto, como temos a intenção de não só trazer itens de beleza única, mas também de trazer conteúdo de valor para enriquecer a sua cultura referente ao encantador mundo das pedras preciosas, vamos falar a seguir informações importantes para que você conheça melhor a Turmalina Paraíba.

Quando a Turmalina Paraíba foi descoberta pela primeira vez?
A história que é mais aceita referente a essa situação remete ao final dos anos 1980, mais precisamente a 1989 e a insistência do geólogo Heitor Dimas Barbosa. Desde o início de suas escavações na cidade de São José da Batalha-PB, mais precisamente no Morro Paraíba, ele tinha a noção de que naquelas terras havia um bem de alta preciosidade.
Para a nossa sorte, sua persistência foi recompensada justamente com a descoberta de pedras até então desconhecidas de uma intensidade na cor azul capazes até de brilhar no escuro. No contexto em que ela surgiu para o mundo, não é difícil entender o porquê ela é chamada dessa maneira, não é mesmo?

Só é possível encontrar a Turmalina Paraíba no Brasil?
O Brasil, mais precisamente as três minas existentes no estado da Paraíba que possuem Turmalinas desse tipo, possuem as pedras de caráter mais puro e valorizadas tanto mercadologicamente como no aspecto da beleza estética.
Porém, anos depois das descobertas feitas por Heitor Dimas Barbosa no nordeste brasileiro, foi possível encontrar outros tipos de Turmalina Paraíba em dois países da região africana: Moçambique e Nigéria. E, diferente do que ocorre nas minas brasileiras, existem turmalinas de outras colorações (verdes e até mesmo violetas) achadas nas profundezas da África.

Qual é o valor de mercado da Turmalina Paraíba?
De acordo com o que se chama de “pureza” da pedra, evidentemente podem existem variações em sua cotação. Porém, sabe-se que falar em uma média de valores que chega a casa dos 40 mil dólares (aproximadamente R$ 120 mil) pelo quilate da Turmalina Paraíba.
Um valor impressionante e que demonstra não apenas a raridade dessa pedra preciosa, mas também o nível de encantamento que ela causa no setor desde a sua descoberta no final dos anos 80. E que, atualmente, decoram as joias mais belas e desejadas do planeta.
 Fonte:  Geologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário