O governo federal autorizou a exploração de ouro em Pontes e Lacerda, no Mato Grosso. A atividade também foi permitida em áreas dos municípios mato-grossenses de Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima; todos na região de fronteira.
Os terrenos podem ser explorados pela Central das Cooperativas Associadas da Província Mineral de Serra Pelada e pela Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Pontes e Lacerda, a Cooperpontes.
Já a Compel (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Pontes e Lacerda) vai poder pesquisar minério de ouro na região.
O ato foi publicado no Diário Oficial da União de terça-feira e é assinado pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen.
Em 2015, Pontes e Lacerda foi alvo de garimpo ilegal quando foi encontrada uma pepita de ouro com mais de um quilo. A notícia ganhou as redes sociais e atraiu milhares de pessoas que travaram uma verdadeira corrida ao minério. Cerca de oito mil pessoas foram atraídas para o local que chegou a ser comparado a Serra Pelada – considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo.
Fonte: CPRM/DNPM
Nenhum comentário:
Postar um comentário