Atuar no mercado financeiro é uma atividade que propõe diversos desafios aos day traders. Sua dinâmica é diferente, e um dia pode fazer toda diferença no seu plano de trading. Entre as diversas estratégias para se obter boas margens de lucro, está o scalping.
Há diversos profissionais utilizando essa modalidade e conseguindo obter sucesso, propondo uma forma diferente de ter um desempenho satisfatório no mercado financeiro.
Se você ficou curioso para saber os detalhes que envolvem o scalping, este post veio para tirar suas dúvidas. Confira tudo sobre o assunto!

SIGNIFICADO DO SCALPING

O scalping consiste em uma estratégia adotada pelos day traders, em que posições são abertas e fechadas rapidamente, visando ao lucro, ainda que pequeno, na compra e venda de ativos.
Tudo gira em torno de aproveitar a volatilidade do mercado em alguns ativos, fazendo entradas e saídas rápidas, várias vezes durante o dia, para assim poder aproveitar diversas oportunidades. Com o devido planejamento traçado, é possível ter boas margens de lucro dessa maneira.

A ATUAÇÃO DO TRADER

A prática começa a partir do momento em que o trader consegue comprar na melhor oferta de compra, vendendo em um curto espaço de tempo, em uma oferta de venda a fim de proporcionar um diferencial vantajoso.
Nessa atuação, o trader tem menores chances de errar. Sua entrada em uma posição, geralmente, é bastante pontual, após uma análise que ofereça altos índices de acerto e baixo risco.
Isso faz com que essas técnicas sejam adotadas por traders mais experientes, que consigam repetir essa atuação por várias vezes, sempre obtendo bons resultados.

AS VANTAGENS DO SCALPING

Na atuação de scalping, o índice de erros do trader é consideravelmente minimizado, pois as transações são em menores valores. Durante o dia, o mercado apresenta diversas chances de entrada e saída rápida de posições que podem render bons negócios.
Esse é um fator crucial, que faz com que o trader tenha muitas oportunidades à disposição, bastando apenas a análise adequada para a melhor escolha.
Para que o scalping apresente resultados satisfatórios, o trader deve trabalhar para aprimorar seu nível de assertividade em seus movimentos no mercado, buscando sempre melhorar seu payoff.
Para isso, suas entradas e saídas devem ser feitas com cuidado a fim de, ao final do dia, seus níveis de stop serem sempre baixos, em favor de um gain interessante.
Quem opera em scalping também pode se aproveitar da vantagem de conseguir atingir suas metas diárias em menor tempo. Se, por exemplo, durante a manhã um trader conseguir boas transações e uma margem de lucro que atinja sua meta diária, aquele dia pode ser dado como encerrado, com uma margem de erro pequena.

OS FATORES QUE REQUEREM ATENÇÃO

Por mais que pareça muito vantajoso atuar dessa maneira, o scalping também reserva suas dificuldades e obstáculos, e o trader precisa saber vencê-los para ter sucesso. Entre os principais está a competição com a automatização. Atualmente, cada vez mais bots e softwares atuam no mercado, o que demanda grande agilidade e atenção dos traders.
Os custos operacionais também podem ser um problema em meio a tantas transações, mas que não oferecem uma margem de lucro tão grande. Desse modo, o planejamento é fundamental para que esses descontos nos ganhos sejam recebidos de maneira menos impactante.
O scalping é uma estratégia interessante e pode ser uma forma inteligente para atuar no mercado, desde que feita com muitas análises e planejamento. Agora que você conhece mais sobre, é hora de considerar a possibilidade!
Fonte: Nelogica