domingo, 22 de julho de 2018

10 pedras preciosas mais valiosas do mundo e alguns fatos curiosos

10 pedras preciosas mais valiosas do mundo e alguns fatos curiosos

Minerais estranhos e impurezas vestigiais que existem na Terra fazem as pedras preciosas mais bonitas do mundo. Devido a isso, fizemos uma lista das quais você vai se surpreender.



pedra ou gema preciosa é uma raridade ou uma pedra semi-preciosa usado em joias. Entre inúmeros minerais encontrados na Terra, são os geólogos que identificam pedras preciosas. Além disso, eles fazem o procedimento de rotular cada raridade na área de gemologia usando linguagem prática e suas características. Portanto, todo o trabalho feito usa ajuste químico da pedra para classificá-la em determinada categoria. Por exemplo, as pedras de diamantes são feitas de carbono. Mas as gemas têm um método de classificação que consiste em diferentes variedades, espécies e grupos. 

Semi-preciosas

pedras semi-preciosas
Uma pedra semi-preciosa também é conhecida como uma joia ou pedra preciosa. Sendo assim, por sua vez refinada e cortada do formulário, é usado para criar joias ou outros enfeites em diversas maneiras. Além disso, também existem recursos orgânicos ou rochas precisas que não são minerais. Logo são usados para joias e também seriam consideradas pedras preciosas. No Ocidente, as valiosas são os diamantes, safiras, rubis e esmeraldas. Portanto, todas as outras gemas são consideradas semi-preciosas. No entanto, esta é uma classificação baseada no comercial. Isso porque era uma distinção que os comerciantes desenvolveram há muito tempo atrás. Dessa forma, deu a falsa impressão de que gemas preciosas são mais valiosas do que semi-preciosas.
pedras preciosas
Por exemplo, uma granada verde de Tsavorite é mais valiosa do que uma safira em questão de qualidade. Isso porque é um conceito do Ocidente, que muitas vezes coloca noções equivocadas da verdade na mente dos consumidores. Portanto, contextualmente há uma diferença entre preciosas e semi-preciosas. Mas é principalmente e estritamente do ponto de vista comercial.

Formação de pedras preciosas

Formação
Essas maravilhas geralmente levam milhões de anos para se formar totalmente na natureza. Dessa maneira, somente uma fração delas vão ser descobertas, extraídas, cortadas e vendidas no mercado. Então o preço de cada uma das pedras são definidos com base em alguns fatores principais. Portanto, a raridade, a qualidade da pedra e até mesmo a política são analisadas. Para cavar ainda mais este mundo incrível, segue abaixo as dez mais valiosas do mundo.

Tanzanite

Pedra preciosa Tanzanite
A pedra não tem esse nome por acaso. Isso pelo fato de ser encontrada apenas no sopé do Monte Kilimanjaro, norte da Tanzânia. Logo seu nome foi inspirado em seu local de origem. Porém, a pedra não foi descoberta em quantidades comerciais até a década de 1960. Desde então, a sua popularidade tem crescido tremendamente, graças em grande parte aos esforços da Tiffany & Co.
O tratamento térmico com a pedra em temperaturas muito elevadas pode melhorar a coloração azul. Assim a maioria das gemas no mercado foram tratadas desta forma. No entanto, qualquer Tanzanite que não tenha sido tratada termicamente e tenha uma cor azul forte, naturalmente será de um valor muito mais elevado. Isso porque é encontrado somente em uma posição pequena. Por isso o valor do Tanzanite parece provável voar sobre o tempo. Uma vez que essas minas tenham sido esvaziadas, não haverá novidades chegando ao mercado. Mas ainda assim há possibilidades de que uma nova fonte seja encontrada.

Taaffeite

pedra preciosa Taaffeite
O gemólogo austríaco-irlandês Edward Charles Richard Taaffe comprou uma caixa de pedras cortadas de um joalheiro em Dublin. Isso na década de 1940, pensando que tinha comprado uma coleção de espinelas. Mas em uma inspeção mais próxima, observou que uma das gemas estava pálida e não estava reagindo à luz da mesma maneira que o resto. Isso depois que todas elas foram colocadas para fora no objetivo de analisá-las.
Desta maneira, os resultados revelaram a descoberta de uma pedra preciosa. Deste então, desconhecida numa situação casual. Mas frustrante, uma vez que ele descobriu uma joia cortada e não tinha ideia de onde o mineral ocorreu naturalmente. Felizmente, uma vez que a pedra nova tenha sido anunciada, muitos outros coletores reexaminaram suas próprias coleções. Consequentemente, um número de outras amostras foi descoberto.
Finalmente, a origem da pedra foi localizada no Sri Lanka. Embora um punhado também tenha sido encontrado na Tanzânia e na China. Além disso, estima-se que menos de 50 exemplos de Taaffeite que existem, muitos estão alojados em coleções geológicas e privadas.

Opala Negra

Black Opal
Opalas são geralmente uma cor cremosa-branca. Logo são especiais pelas inclusões arco-íris que refletem a luz quando a pedra é movida. Deste modo, Opalas Negras são muito raras porque quase todas elas são encontradas em minas na área de Lightning Ridge, em Nova Gales do Sul, na Austrália. Além disso, uma das opalas pretas mais valiosas de todos os tempos é a “Aurora Australis”. Isso porque foi descoberta em Lightning Ridge no ano de 1938. Devido ao seu tamanho grande e intensa coloração arlequim, a opala de 180 quilates é especialmente admirada. Nada obstante, em 2005, a pedra foi avaliada em mil dólares australianos.

Benitoíte

Benitoite
Benitoíte é extraído apenas de uma pequena área da Califórnia, perto do rio San Benito (que deu origem ao nome). Mas a mina foi fechada para mineração comercial em 2006, tornando esta pedra preciosa ainda mais escassa. Por consequência, a gema foi identificada por volta de 1907 pelo geólogo George Louderback. Logo foi registrada com uma cor azul profundo, além de qualidades especialmente interessantes quando capturado sob a luz UV. Enquanto a pedra brilha de forma fluorescente, torna-se um encanto aos nossos olhos.
A preciosidade foi nomeada a pedra oficial do estado da Califórnia em 1985. Isso pelo fato de que, apesar de ser encontrada em quantidades de vestígios em Arkansas, bem como Japão e Austrália, a Califórnia é o único lugar onde pode ser minado. Devido a raridade em descobrir um Benitoíte de boa qualidade de tamanho, a pedra tem altos preços no mercado aberto. Portanto, uma pedra de Benitoíte bem cortada com mais de 2 quilates custará mais de mil dólares por quilate.


Fonte: CPRM

Nenhum comentário:

Postar um comentário