sábado, 28 de julho de 2018

Características da Pangeia

No comecinho do século XX, mais uma ideia começou a assombrar a cabeça – principalmente dos cientistas mais tradicionalistas. O meteorologista Alfred Wegener, alemão, criou uma das hipóteses com maior repercussão e motivo de polêmicas do século para a comunidade científica.

Características da Pangeia

Para Wegener, há cerca de 200 milhões de anos, os continentes com localização geográfica já pré-determinada não existiam, ou seja, tinha outro modelo de configuração, diferente daquele que conhecemos hoje. Isso acontecia já que eles tinham unicamente uma massa continental: por isso, ele solicitou que as divisões fossem deixadas para trás. África ficava junto com as Américas, que também estão no mesmo espaço que a Oceania e até mesmo um pedacinho da Ásia, representada pela Índia.
Pangeia
A massa continental pela qual Wegener se referia ficou conhecida como Pangeia, denominação que ganha até os dias atuais. No grego, a palavra tem um significado no mínimo conclusivo: “toda a Terra”. Para envolvê-la, de todos os lados, ela também era banhada por um único Oceano, o Pantalassa
Fonte: Galileu
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário