terça-feira, 17 de julho de 2018

Chile fica em estado de alerta após explosão e tremor em vulcão


Chile fica em estado de alerta após explosão e tremor em vulcão

O complexo vulcânico Nevados de Chillán, no Chile, registrou uma explosão e um tremor de magnitude 3,7, e as autoridades alertaram que a atividade vulcânica pode se intensificar. A explosão se soma a outra registrada na sexta-feira, o que “sugere que o sistema vulcânico pode aumentar seu nível de atividade”, alerta o Serviço Nacional de Geologia e Mineração, em um relatório.
Situado 420 quilômetros ao sul de Santiago, na região do Biobío, este complexo formado por 18 vulcões está em alerta desde 31 de dezembro de 2015. Em 6 de abril passado, as autoridades aumentaram o alerta para o nível laranja. O governo local não descarta a possibilidade de que, se houver novas explosões com energia similar ou maior do que as registradas, isso possa levar a um “aumento no nível de alerta”.
O vulcão de 3.216 metros de altura é um dos mais ativos do país, e sua última maior erupção foi registrada em 1973. O Chile, localizado em pleno Círculo de Fogo do Pacífico, conta com cerca de 90 vulcões potencialmente ativos ou que tiveram atividade nos últimos 10 mil anos. Um total de 45 deles são monitorados pelo Serviço Nacional de Geologia e Mineração, que acompanha a atividade do Chillán em tempo real 24 horas por dia.
Leia mais: https://oglobo.globo.com/mundo/chile-fica-em-estado-de-alerta-apos-explosao-tremor-em-vulcao-22888347#ixzz5LQmKrsmT

Nenhum comentário:

Postar um comentário