sábado, 21 de julho de 2018

No Brasil, minas da cidade de Pedro II de Opala

No Brasil, minas da cidade de Pedro II são as únicas onde se pode encontrar a pedra








Joias feitas com opala são vendidas na Fenearte (Foto: Penélope Araújo/G1) Joias feitas com opala são vendidas na Fenearte (Foto: Penélope Araújo/G1)
Joias feitas com opala são vendidas na Fenearte (Foto: Penélope Araújo/G1)
Entre os estantes da 19ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), é fácil encontrar joias feitas com opala. No entanto, a pedra é considerada rara por designers de joias: eles contam que o Piauí é o único estado do Brasil onde ela pode ser encontrada. “Fora daqui, só na Austrália. As minas de opala são uma riqueza nossa”, comenta a artesã Eliane Barros.
A opala é uma pedra semipreciosa que é utilizada para adornar joias, como brincos, anéis, pingentes e pulseiras. A extração das gemas acontece na cidade de Pedro II, no interior do Piauí, onde ficam as minas. Após serem extraídas por garimpeiros, as opalas passam por um processo de lapidação – e só depois disso é que podem ser utilizadas em acessórios.

Eliane Barros lembra valor das minas de opala no Piauí: 'São uma riqueza nossa' (Foto: Penélope Araújo/G1) Eliane Barros lembra valor das minas de opala no Piauí: 'São uma riqueza nossa' (Foto: Penélope Araújo/G1)
Eliane Barros lembra valor das minas de opala no Piauí: 'São uma riqueza nossa' (Foto: Penélope Araújo/G1)
Eliane é uma das designers de joias que vendem acessórios da pedra semipreciosa na Fenearte. Suas peças são feitas com diversos tipos de opala: desde as mais tradicionais, como as azuladas e os mosaicos, até as de cor mais clara, como branco e ‘furta-cor’. “São milhões de anos para formar essas pedras. Por isso, são tão delicadas e bonitas”, detalha a artesã.
Para Vilma Araújo, que trabalha com joias desde 2003 e também expõe na Fenearte, não é difícil criar produtos com as pedras. “Compramos as opalas já lapidadas e fazemos o design. Daí cada pessoa produz do seu jeito. Eu, por exemplo, uso prata para complementar os acessórios”, explica.
As joias estão à venda no estande do Piauí na Fenearte, custando entre R$ 25 e R$ 600, dependendo do tipo e do tamanho de opala utilizada para produzir a peça.

'Mosaicos' de opala são tradicionais nas joias com a pedra semipreciosa, na Fenearte (Foto: Penélope Araújo/G1) 'Mosaicos' de opala são tradicionais nas joias com a pedra semipreciosa, na Fenearte (Foto: Penélope Araújo/G1)
'Mosaicos' de opala são tradicionais nas joias com a pedra semipreciosa, na Fenearte (Foto: Penélope Araújo/

Fonte: G1




Nenhum comentário:

Postar um comentário