segunda-feira, 16 de julho de 2018

PROFISSÃO TRADER

Fatores Estressores

Você saberia dizer diretamente qual o fator que mais afeta psicologicamente o trader durante as operações no mercado?
Para muitos traders, operar em condições técnicas desfavoráveis é o principal fator de insucesso em suas operações.
Outros afirmam que o uso de um dinheiro que não podem perder, ou o medo de errar são os principais fatores estressores durante a atividade do dia-a-dia no mercado.
O fato é que existem diversos fatores estressores na atividade do trader.

A pesquisa

A pesquisa exploratória sobre os fatores que mais estressam o trader na execução de sua atividade utilizou 70 alunos de um serviço educacional online.
Dos 70 participantes, a grande maioria pertencia ao sexo masculino, com uma média de 39,6 anos e ensino superior completo. Todos eram operadores que estavam no mercado em média há 30 meses e dedicavam seu tempo quase que integralmente a essa atividade, operando uma média de 5,7 horas por dia e 26,5 horas por semana. 
Apesar de estarem se dedicando quase que integralmente ao mercado, reconheciam ter pouco conhecimento sobre a psicologia do mercado, dando maior ênfase a análise técnica. Entretanto, foi interessante notar que apesar de julgarem ter um bom conhecimento sobre risco e tamanho de posição, dos 70 participantes, 48 já tinham tido alguma experiência traumática no mercado, e destes, a maioria ainda sentia repercussões negativas no seu trabalho como trader. 
Foram descritos 39 fatores que poderiam estar causando estresse no trabalho enquanto operador, pontuados em uma escala de 5 pontos, onde 1 era considerado “não estressante” e 5 “muitíssimo estressante”. Após a pontuação de cada fator individualmente pelos 70 traders, foi elaborado um ranking dos fatores considerados mais estressantes pelo grupo.

Os 10 principais fatores estressores do trader



 FatorIntensidade
1Operar em condições técnicas desfavoráveis3,9
2Aplicar um dinheiro que não pode perder3,7
3Tentar reverter um prejuízo3,7
4Ter medo de errar3,4
5Ter medo de perder dinheiro3,4
6Perceber que o trade será “stopado”3,3
7Definir o momento de entrada no trade3,3
8Ter expectativa frustrada3,2
9Ter falta de informação3,2
10Operar com tamanho de posição elevado3,2

Operar em condições técnicas desfavoráveis

Este é o principal fator causador de estresse para os traders.
Será que os operadores sabem realmente identificar uma condição técnica desfavorável? Os técnicos do mercado precisariam auxiliá-los a compreender que o mercado tem somente dois comportamentos: tendência e consolidação. 
Operar condições técnicas desfavoráveis é o mesmo que sair para navegar em um mar revolto, com sinais evidentes que uma tempestade está pela frente. Nestas situações, o medo, a apreensão e a ansiedade são os principais elementos, e seria mais prudente se operador pudesse ficar fora do mercado quando encontrasse estas condições.

Aplicar o dinheiro que não se pode perder

A maioria dos operadores tem uma pequena compreensão a respeito da matemática do mercado ou da gestão de risco de capital. Eles arriscam muito, acima de suas possibilidades, o que aumenta bastante as chances de perderem o dinheiro que não poderiam arriscar.
Assim, alguns operadores deixam o mercado antes mesmo de terem a oportunidade de aprender. Colocam em risco muito mais do que poderiam e acabam por comprometer, mais do que a sua conta bancária, mas a sua própria integridade psicológica. 
Seria importante que os traders pudessem começar a operar, destinando uma quantidade de capital que não comprometesse a sua vida econômica diária.
Vale lembrar que operar no mercado financeiro tem um custo associado e inerente a própria atividade, como a corretagem e o processo de aprendizagem inicial. Colocar em risco capital que não se pode perder é um dos caminhos mais rápidos para se machucar profundamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário