sábado, 28 de julho de 2018

RODOCROZITA

RODOCROZITA


A variedade gema, que não é comercializada desde 1950, ainda nomeada dialogita ou "rosa Inca", vê seu nome derivar do grego "rhodon" para rosa.Em realidade o termo dialogita era reservado aos cristais romboédricos.Sua cor vermelha rosada à amarelada, com guirlandas ou bandas paralelas alternativamente claras e escuras. A mais apreciada é a cor framboesa. Descoberta em Cavnic, Maramureş, Romênia, em 1813.

Local de extração: A região de San Luis, à 230 km de Mendoza (Argentina) é um produtor dominante com suas estalagmites que se formaram nas minas abandonadas pelos Incas desde o século XIII°. Podemos acrescentar a Africa do Sul, a Grécia, o México, a Romênia, a Hungria, o Chile, os Estados Unidos, o México, o Peru.Para a variedade Gema, a jazida histórica são as de N'Chawning Mine na Africa do Sul e Sweet Home Mine no Colorado nos Estados Unidos.Hoje as pedras raras de qualidade são provenientes principalmente da China.

Modo de ocorrência: Ocorre em veios de origem hidrotermal, conjuntamente com outros minerais de manganês, em depósito de baixa temperatura, como nas minas de prata da Romênia, onde foi pela primeira vez identificada. Em Capillitas, Argentina, é explorado um depósito em que a rodocrosite ocorre em bandas, de onde se obtêm alguns exemplares com qualidade suficiente para serem utilizados em peças ornamentais e joalheria.

Utilização em joalheria: Bem que fragil, ela serve à escultar objetos de arte, de escritório (caixas, louças pequenas em forma de cumbucas, cinzeiros, corta-papel)…à lapidar cabochões para anéis, bolas para colares…Ela é facetada se ela é de qualidade gema. A maior pedra facetada provém da Africa do Sul : 59,65 quilates.Esta pedra conheceu um sucesso durante os anos "arts-déco" durante a qual a marca Cartier a frequentemente utilizou nas caixas e pequenas bolsas.

Cuidado e precaução no cotidiano: sensível aos ácidos : limão, vinagre etc…Lavar rapidamente com água e sabão enxaguar bem depois enxugar rapidamente. O rosa perde sua vivacidade e enfraquece ao ar.

Características químicas: MnCO3, carbonato de manganês
Cor principal : rosa
Outras cores : amarelo; Rosa firme às vezes à tendência amarela ao envelhecer

Cor do traço : branco
Brilho : vítreo, oleoso, nascarado
Dureza : 4.0
Densidade : 3.45 à 3.71
Clivagem : perfeito
Fratura : irregular
Gemas aproximativas: Fluorita , Opala , Pezotaita , Rodonita , Turmalina
Litoterapia cultural e histórica: Esta seria uma pedra ante-estresse por excelência, se aplicando sobre o chacra do plexo solar para regular a emotividade. Ela acalmaria a inveja quando o espirito não é mais capaz de julgar serenamente. Estas qualidades anti-estresse melhorariam o estado físico das pessoas ansiosas.

Signos do zodíaco : capricórnio, touro, câncer, balança, escorpião
Fonte: CPRM

Nenhum comentário:

Postar um comentário