sábado, 1 de setembro de 2018

AMETISTA

Ametista

8609e5a9f46469a4f984dde1cf3201fc
A famosa pedra lilás chamada Ametista é muito comum no Brasil. A ametista é uma variedade violeta ou púrpura do quartzo, muito usada como ornamento. Diz-se que a origem de seu nome é do grego a, “não” e methuskein, “intoxicar”, de acordo com a antiga crença de que esta pedra protegia seu dono da embriaguez. Entretanto, de acordo com o Rev. C. W. King, a palavra provavelmente é uma corruptela de um nome oriental da pedra. A ametista foi usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios e era amplamente empregue na antiguidade por entalhadores. Contas de ametista foram encontradas em túmulos anglo-saxônicos na Inglaterra.
Ametista produz joias lindas
Ametista produz joias lindas
É a pedra oficial do curso de Letras, normalmente utilizada em anéis de formatura, simbolizando o esclarecimento. A cor da ametista é atualmente atribuída à presença de ferro bivalente (Fe2+), mas ela é capaz de ser alterada e até removida por aquecimento ou radiação ultravioleta. Estudos recentes mostraram que a coloração da ametista é devida a impurezas férricas. Estudos complementares mostraram ainda que uma interação complexa entre ferro e alumínio é a responsável pela coloração. Quando exposta ao calor (cerca de 500 °C), a ametista muda de cor e geralmente torna-se amarela, sendo comercializada como “ametista queimada”. A transformação da cor é devida à oxidação, isto é, à transformação de Fe2+ em Fe3+. Veios de ametista expostos ao ar livre perdem facilmente a sua cor.
Por ser muito comum, ela é uma pedra extremamente barata, (quase de graça se você morar em Goiás, onde dá pra achar até pelo chão dessa pedra) mas isso não tinha nem um pouco de sua beleza. A Ametista também costuma aparecer dentro de geodos. Os geodos de ametista são os mais comuns. Dá uma olhada nesse monstro:
7f2c21ed72818eae975821b862cab012
AMETISTA DE LAGEADO--RS
Fonte: Geologo.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário