sábado, 1 de setembro de 2018

Conheça cinco cavernas incríveis para você visitar no Brasil

Conheça cinco cavernas incríveis para você visitar no Brasil

Com 6.300 grutas catalogadas, país oferece diversidade de atrativos para interessados em espeleologia e amantes da prática de mergulho.








PUBLICADO EM 01/09/18 - 
Nem só de belas praias é feito o Brasil. A exuberância e a diversidade das paisagens do país gritam por aqui. Em terras brasileiras há, por exemplo, uma das maiores concentrações de cavernas no mundo: são, no total, mais de 6.300 catalogadas. Mas estima-se que esse número seja bem maior, chegando a mais de 100 mil em todo território nacional.
As principais cavidades naturais estão em São Paulo e Minas Gerais, e muitas delas se transformaram em famosos pontos turísticos. Os visitantes, amantes da natureza, são atraídos para esses destinos em busca de lagoas de um azul intenso, formações rochosas singulares e a história presente nos sítios arqueológicos.
Em alguns lugares, como no Parque Nacional da Chapada Diamantina, é possível se aventurar pelas profundezas das águas praticando mergulho. Em outros, salões amplos de até 500 m de extensão e 70 m de altura convidam a explorações guiadas.

Poço encantado, na Chapada Diamantina (BA)
É destino obrigatório para quem gosta de cavernas. O Parque Nacional da Chapada Diamantina se estende por várias cidades e oferece muitas opções. Saindo da cidade de Lençóis, é possível acessar muitas delas, como as famosas Lagoa Azul e Pratinha e outras belíssimas como a gruta da Lapa Doce, Torrinha e Poço Encantado. Neste último, os mergulhadores parecem estar flutuando no ar devido à água translúcida.

Grutas de São Miguel e do Lago Azul (MS)
O complexo de grutas fica a 21 km do centro da cidade de Bonito. Na caverna de São Miguel, abre-se um mundo subterrâneo repleto de surpresas. Por ser seca, é possível observar estalactites e estalagmites e procurar pela coruja suindara, que habita o local. A gruta mais bonita e famosa, porém, é a do Lago Azul, uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Lá foram descobertos inúmeros fósseis de animais extintos, como a preguiça gigante.

Janelão (MG)
Essa é uma caverna, por assim dizer, exclusiva, pois é preciso fazer agendamento (https://bit.ly/2IH3K8U) para visitá-la. Fica no Norte de Minas, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, criado no ano de 1999. A gruta é formada por uma série de arcos de pedra intercalados com aberturas circulares, que permitem a entrada de uma boa quantidade de luz e o crescimento de árvores com mais de 60 m de altura. É na gruta do Janelão que está localizada a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina. Dentro dela ainda passa o rio Peruaçu

 
Caverna do Diabo (SP)
A maior caverna do Estado de São Paulo, com 8 km de extensão, fica no município de Eldorado Paulista, no Parque Estadual de Jacupiranga, em meio à Mata Atlântica. As expedições acontecem de terça a domingo, e a gruta conta com escadarias e passarelas no interior, facilitando a visitação. Existem também muitas estalactites e estalagmites. O local era usado por comunidades quilombolas para guardar e preservar a colheita. cavernadodiabo.com.br

Terra Ronca (GO)
Aqui, a terra não “apenas” ronca, mas também estremece. Isso acontece por causa dos rios que atravessam a região e causam esse som, que acabou por dar origem ao nome do Parque Estadual do Terra Ronca, em São Domingo (GO). São mais de 260 cavernas no complexo. Por lá, acontece uma vez por ano a cerimônia religiosa de Bom Jesus da Lapa, transformando o local de 100 m de altura em uma enorme catedral esculpida pela natureza.
 Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário