Arena do Pavini – As corretoras de valores ajustaram suas carteiras ao que esperam ser o Brasil a partir do governo de Jair Bolsonaro. A maioria se mostra otimista com a linha econômica mais liberal do novo presidente e de seu futuro ministro da economia, Paulo Guedes.
A expectativa é de volta do crescimento econômico e do emprego, beneficiando o lucro das empresas, especialmente as de consumo. E também de privatização ou pelo menos de melhora na gestão das estatais, que têm peso grande no Índice Bovespa. Com tudo isso, as projeções para o Ibovespa voltaram a subir e chegam a superar os 100 mil pontos. Mas todos lembram que é preciso primeiro que o governo Bolsonaro entregue a reforma da Previdência e o equilíbrio das contas públicas, para começar.
Para a corretora Guide Investimentos, após decisão eleitoral, e entrada de um governo com viés reformista, empresas ligadas à consumo e “atividade Brasil” tendem a se beneficiar desse cenário de retomada mais acelerada da atividade econômica local, real mais apreciado, além dos juros em patamares mais baixos. “Assim, optamos por aumentar nossa exposição em papéis correlacionados a atividade doméstica; e reduzir risco com ativos relacionados ao exterior”.
Em relatório, a corretora afirma que a expectativa é positiva para renda variável após eleições, em meio: (i) perspectivas de melhora econômica, com índices de confiança melhorando nos próximos meses, em diversos setores; (ii) maior alinhamento do Congresso com o Executivo; (iii) avanço em torno dos ajustes fiscais e reformas estruturais; (iv) maior alocação de fundos locais e estrangeiros em ativos brasileiros. “Vemos, portanto, uma aceleração do ciclo crescimento do lucro das empresas, assim como um ambiente ainda propício ao aumento de eficiência das mesmas, com custo do serviço da dívida em patamares mais baixos quando comparados aos últimos anos”, diz a corretora. “É uma clara mudança de ciclo.”
Abaixo, as 11 ações mais indicadas pelas 16 corretoras que enviaram suas carteiras para o Portal do Pavini.
As preferidas das corretoras
Novembro Código Indicações
Petrobras PN PETR4 10
Gerdau PN GGBR4 8
B3 ON B3SA3 6
Itaú Unibanco PN ITUB4 5
Pão de Açúcar PN PCAR4 5
Rumo Logística RAIL3 5
Ultrapar ON UGPA3 5
Bradesco PN BBDC4 4
Itaúsa PN ITSA4 4
Lojas Renner ON LREN3 4
Vale ON

Fonte: ADVFN/ Arena do Pavini