sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Lobos Solitários- (ações)

Lobos Solitários- (ações)

Em qualquer atividade econômica, e especialmente nos mercados financeiros, opera-se procurando diminuir os riscos dos negócios. Operar com ações que se parecem boas, mas não acompanham o mercado, é lidar com lobos solitários. Estes podem ser perigosos, mas não sabemos o quanto. Entretanto, concluímos que são vilões de alguma transgressão na alcateia e, por isso, são condenados a viverem no ostracismo mas, nem por isso devemos ignorá-los. Jesse Livermore no seu Livro -- Reminiscencia de um Especulador Financeiro -- alerta para o risco de ações que se desviam das outras e demoram a se conformar com a direção do mercado. Felizmente, podemos resolver os problemas que Livermore tinha com ações solitárias. Livermore não operava com gráficos. Eles não existiam. Com as plataformas de operação, não precisamos imaginar a direção dos preços como Jesse fazia. Ele juntava os números e formava imagens na cabeça. As plataformas de operação executam essa tarefa livrando nossa mente para outras tarefas.
Não conhecemos o que estar por trás do comportamento de uma ação solitária e, muito menos, o que acontece com qualquer ação individual. Entretanto, o preço espelhado no gráfico ilustra, com grande probabilidade, a direção dos preços. Números não mentem, apenas alguns gostam de mentir com números. Uma ação que não acompanha as outras pode ser excepcionalmente boa ou ruim, mas não devemos tirar qualquer conclusão antes de examinar a trajetória do preço espelhada pelas imagens. A análise deve ser isenta de emoção. Com ajuda dos gráficos, podemos tirar as dúvidas e aproveitar as oportunidades relativas sem emoção precipitada.
Para escolher uma ação boa, independente do comportamento do mercado ou não, insisto em análise do tipo “top down”, ou de cima pra baixo, para certificar de que uma tendência é consistente e não é apenas um movimento errático. Com a rapidez nas comunicações e montanhas de dados disponíveis na internet, os gráficos revelam mudanças de preços de forma instantânea e precisa. Eles encorporam as influencias de qualquer evento pertinente no mercado ou na empresa. Entretanto, nenhum acontecimento, grande ou pequeno, tem poder pra mudar a tendência de preço formada pelas as forças da oferta e da procura.
A forma lógica, para confirmar a tendência de qualquer ação, é verificar se os preços, quando vistos em diferentes períodos, são congruentes. Destarte, antes de comprar uma ação examino com um gráfico diário se o preço dela varia de forma ascendente. Em seguida, procedo com a análise “top down”, examinando o comportamento dos preços dentro de períodos menores. Essa é uma forma elegante para dissecar o “lobo mal” e saber se ele ainda come gente!
A execução da análise “top down” é muito simples e rápida, nem precisamos pegar o lobo para entender a natureza do bicho. Pessoalmente trabalho com gráfico de linha, uma média móvel exponencial de 30 pontos e um ou dois osciladores, o estocástico e o índice do fluxo monetário (MFI). Existem outras combinações e alternativas para se fazer isso.
Os parâmetros que uso na plataforma Metatrader 5 são os seguintes: estocástico 6, 2, 1; MFI 4. Não existe mágica nesses parâmetros. Osciladores são médias móveis modificadas e podem ser ajustados para se visualizar melhor a imagem gráfica; o critério para ajuste é pessoal e serve para evitar as trapaças mentais.
Em seguida, monto 3 gráficos usando esses parâmetros. O primeiro é de um dia, o segundo de uma hora e o terceiro de 15 minutos. Aqueles que desejarem mais precisão podem abrir um gráfico de 5 minutos. Este, sendo o último, é importante para visualizar um bom ponto de entrada.
Quando os preços variam acima da média móvel em todos períodos escolhidos, não há dúvida de que a tendência é consistente E, quando eles não variam, devemos proceder com cautela. Assim, podemos comprar em qualquer ponto, porém recomendo, pra evitar perdas de curto prazo, aguardar para comprar no menor ponto do gráfico mais curto. Isto é no de 15 ou de 5 minutos.
O mais gostoso desse processo é escolher o tempo em que desejamos operar. Para quem deseja ficar posicionado por muito tempo deve se orientar com a tendência de um dia e usar qualquer retração de preço em períodos menores para comprar. Aqueles que desejam um “swing trade” de um ou mais dias devem se orientar com movimentos de uma hora que sejam congruentes com a tendência maior. Caso deseje ficar posicionado apenas por um dia, isto é, comprar e vender no mesmo dia (day trade), deve se orientar com movimentos de uma hora e comprar nas retrações, utilizando os movimentos de 15 ou de 5 minutos. Entretanto, é sempre mais seguro conferir a direção dos preços com o período mais longo, nos exemplos citados, a tendência no diário da bastante segurança.
O importante é lembrar de que em se operar a favor da tendência não há porque temer os revés que possam acontecer por causa de eventos inesperados, ou porque uma ação não acompanha o mercado. Notícias e eventos repentinos abalam a confiança do investidor, mas nunca são suficientes fortes para anular a força da demanda ou da oferta. Os lobos não deixam de ser carnívoros porque vagueiam fora da alcateia. O que se deve temer, como nos preços, é a imprevisibilidade dos movimentos. Os gráficos podem prever com bastante probabilidade a direção dos preços. Infelizmente, as dificuldades sempre acompanham os caçadores de emoções.
Destarte, é normal encontrar movimentos erráticos e pontos de inflexão na linha de tendência, mas estes são fracos para alterar a direção dos preços representada na tendência diária. Assim, o sucesso para quem opera seguindo a tendência é inevitável. Uma média móvel é indispensável pra se visualizar melhor a direção geral dos preços. Os outros indicadores mostrarão os limites de sobre compra e de sobre venda. Estes pontos coincidem com as resistencias e suportes. Em outras formas de análise gráfica, eles representam, respectivamente, os pontos de vendas e de compras.
Fonte: ADVFN

Nenhum comentário:

Postar um comentário