O que o petróleo a US $ 50 por barril significa para a economia mundial
Por
postado em
Apenas um par de meses atrás, grandes casas de comércio de petróleo estavam prevendo o retorno de US $ 100. Agora, com os preços do petróleo na metade desse nível, aqui está uma olhada no que a queda significa para a economia mundial.
Importadores de energia como a Índia e a África do Sul serão beneficiados; produtores de petróleo como a Rússia e a Arábia Saudita vão doer. Os bancos centrais sob pressão para aumentar as taxas de juros terão um alívio; aqueles que procuram reviver os preços, como o Banco do Japão, enfrentam outro obstáculo.Em última análise, muito depende de como a demanda mundial de petróleo se forma à medida que é atingida por um dólar mais forte e pelas oscilações do comércio global, e como os maiores produtores reagem.
A Arábia Saudita está situada entre a Rússia de um lado, sua aliada na gestão da produção para sustentar os preços, e os EUA, onde o presidente Donald Trump está enviando mensagens ao produtor para baixar os preços. Todos os olhos estão voltados para a reunião do Grupo dos 20 nesta semana para ver se um consenso sobre a produção surge entre os sauditas e os russos, e se isso pode levar à reunião da OPEP na próxima semana.
Aqui está um gráfico da Bloomberg Economics mostrando as importações líquidas de petróleo (ou exportações) como uma porcentagem do PIB – o petróleo mais barato ajuda os que estão no topo do gráfico e prejudica os que estão na parte inferior.
O QUE SIGNIFICA PARA O CRESCIMENTO GLOBAL?
Com o inverno do hemisfério norte se aproximando, a queda do preço do petróleo amortecerá as famílias e as empresas durante um período de desaceleração do crescimento econômico. Países que importam petróleo e têm déficits em conta corrente, como a África do Sul, também poderão se beneficiar. A China é o maior importador de petróleo do mundo e já está enfrentando uma moderação mais ampla em sua economia, em meio a uma guerra comercial com os EUA e com os desafios internos.
O QUE ISSO SIGNIFICA PARA A INFLAÇÃO?
Preços mais baixos do petróleo significam menos pressão sobre a inflação e menos pressão sobre os bancos centrais para elevar as taxas de juros. Um exemplo: a Bloomberg Economics diz que a quebra de energia é uma virada de jogo para a Índia e poderia significar que o Reserve Bank of India mudará para uma perspectiva neutra.
COMO OS MERCADOS EMERGENTES LIDARÃO COM A QUEDA DE PREÇO?
Cada queda de US $ 10 por barril nos preços do petróleo aumenta a renda em cerca de 0,5 a 0,7% do produto interno bruto nos principais importadores de petróleo dos mercados emergentes, estimam analistas da Capital Economics. O mesmo desconto causará uma perda de 3% a 5% do PIB na maioria das economias do Golfo e uma desaceleração de 1,5% a 2% do PIB nos Emirados, Rússia e Nigéria, todos em uma base anualizada, segundo os analistas. .
O QUE SIGNIFICA PARA A MAIOR ECONOMIA DO MUNDO?
Trump descreveu a queda nos preços do petróleo como o equivalente a um corte de impostos. Ainda assim, a diminuição da dependência americana do petróleo importado, devido ao surgimento da produção de xisto, corroerá as conseqüências econômicas positivas no nível industrial.
Fonte: O Petróleo
Nenhum comentário:
Postar um comentário