domingo, 4 de novembro de 2018

Psicologia do Trader

Psicologia do Trader

A psicologia aplicada ao trade é uma área que estuda e auxilia o investidor do mercado financeiro a compreender a influência de suas emoções, comportamentos e atitudes nas operações do mercado.
O movimento dos preços dos ativos negociados no mercado financeiro é resultado da interação de uma série de emoções expressadas pelos investidores. O mercado se alimenta de emoções negativas como medo, ganância, raiva, fadiga, ansiedade e preguiça. Apresente qualquer uma destas energias para o mercado, e ele tomará o seu dinheiro. Mas se você conseguir cultivar e sentir energias positivas como humildade, respeito, confiança, paciência, fé e bem estar, o mercado lhe recompensará.
Traders bem sucedidos adotam atitudes, posturas e ações positivas, por isso eles gozam de sucesso no mercado e na vida em geral.

Por que a Psicologia do Trader é importante para você?

Atraídos por promessas falsas de enriquecimento rápido, cada vez mais investidores entram no mercado de forma totalmente despreparada. Eles geralmente começam a estudar análise técnica, acreditando equivocadamente que podem aprender a dominar um gráfico de preços. Acreditam que se o fizerem, irão acertar sempre e ficarão ricos rapidamente.
Operadores novatos tentam aprender dezenas de teorias complexas e centenas de indicadores. Neste processo, ficam muito confusos e paralisados com a quantidade de informação. Quando uma oportunidade de operação aparece, a dúvida e o medo tira a capacidade de decisão e faz com que as repostas sejam todas emocionais e impulsivas. Eles se perdem dentro do seu próprio caos pessoal e os resultados são geralmente catastróficos.
Assim, para ter sucesso no mercado financeiro, seu maior desafio é desenvolver as suas próprias habilidades psicológicas.

Como você pode ser ajudado?

Manter o controle emocional durante a execução de operações no mercado financeiro não é uma tarefa fácil. Poucos são os investidores que conseguem obter tal controle naturalmente. A maior parte - em sua maioria investidores especuladores (traders) - acaba expondo para o mercado todos os sentimentos que os levaram a executar tais operações, diminuindo consideravelmente suas chances de êxito.
É claro que o acúmulo de conhecimento e experiência de mercado melhoram o índice de sucesso do investidor. Porém, o controle emocional representa boa parte do sucesso de um trade lucrativo.
Existem várias formas do investidor ser ajudado a controlar suas emoções e superar seus conflitos psicológicos, adquirindo uma vantagem competitiva ao atuar no mercado financeiro, especialmente nas operações de day trade e de swing trade.
É importante para o investidor procurar um profissional que lhe ofereça um serviço de orientação psicológica para aprofundar a identificação e correção de padrões de pensamento disfuncionais que influenciem negativamente no trabalho do mercado financeiro.

Perfil do trader de sucesso

Operar na bolsa é como qualquer outra tarefa na vida. Precisamos amar o que fazemos, se preparando e se aprimorando continuamente. Precisamos executar, analisar, corrigir e executar novamente, buscar ser o melhor possível.
Quais são as virtudes de uma pessoa bem sucedida? Seja ela quem for, um parente, um executivo, um atleta ou um músico, um trader de sucesso precisa ter um perfil similar. As principais virtudes de um trader de sucesso são: confiança, prudência, disciplina, paciência, simplicidade e humildade. O trader confiante acredita em seu sucesso. Ele precisa ter confiança de que as probabilidades do mercado estão a seu favor. Ele mantém, contudo, sua confiança num nível saudável, evitando excesso de confiança com uma dose saudável de humildade. Um trader de sucesso também precisa tomar decisões e ações prudentes para evitar os perigos e aumentar suas chances de sucesso no longo prazo. Adiciona-se a essas qualidades a disciplina. Talvez disciplina seja a virtude mais importante para um trader de sucesso. Depois de dominar a matemática e a psicologia, operar no mercado se torna um exercício em acreditar, pensar e executar na mesma maneira. Isso requer bastante disciplina em todos os aspectos operacionais.

Confiança

Não existe certeza no mercado financeiro. Este é um ambiente de probabilidade. Este é um ambiente hostil onde o investidor precisa acreditar em seu potencial. 
O trader confiante acredita em seu sucesso. Ele precisa ter confiança de que as probabilidades estão a seu favor. Ele precisa ter confiança na sua leitura do gráfico, no seu gerenciamento de risco, na viabilidade do seu trade system no longo prazo, e na sua capacidade de executar o trade system. 
Ele mantém sua confiança num nível saudável, evitando excesso de confiança com uma dose saudável de humildade.

Prudência

Depois de aprender sobre a matemática do mercado, o trader tem as ferramentas necessárias para identificar condições favoráveis ou desfavoráveis. Ele precisa tomar decisões e ações prudentes para evitar os perigos e aumentar suas chances de sucesso no longo prazo.

Disciplina

Talvez disciplina seja a virtude mais importante para um trader de sucesso. O mercado é um ambiente caótico. Para ganhar, o trader precisa ter uma perspectiva sólida e consistente. Depois de dominar a matemática e a psicologia, operar no mercado se torna um exercício em acreditar, pensar e executar na mesma maneira, sempre. Isso requer bastante disciplina em todos os aspectos operacionais.

Equilíbrio psicológico

O equilíbrio psicológico perfeito do trader deve incluir os seguintes aspectos: 
  • Respeito ao risco e ao preço (cautela);
  • Coragem suficiente de executar o trade quando ele se apresenta;
  • Planos, objetivos, sistemas e operações por escrito;
  • Ajuda e informação pertinente de pessoas qualificadas;
  • Autonomia no desenvolvimento e execução do seu trade system;
  • Seguir a razão do mercado, desprezando o “achômetro”;
  • Procurar informações pertinentes apenas para alimentar o trade system;
  • Evitar informações intuitivas (notícias, blogs, fóruns);
  • Estar atento às condições macroscópicas;
  • Considerar somente os detalhes pertinentes;
  • Planejar seus trades com base em fundamentos sólidos da matemática e psicologia do mercado;
  • Controlar seu próprio comportamento sem tentar controlar o mercado;
  • Criar um sistema simples para que consiga se isolar do caos do mercado;
  • Aceitar surpresas como algo natural;
  • Ser rígido na execução de seu trade system, sem espaço para impulso ou indecisão;
  • Desenvolver somente crenças saudáveis que respeitem a razão do mercado.

Analise a si mesmo, identificando os seus traços de personalidade, suas próprias características. Verificando se ela oferece vantagens ou desvantagens, e de que forma você pode melhorar.
Fonte: ADVFN

Nenhum comentário:

Postar um comentário