segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Premiê ultranacionalista da Hungria, Orbán virá na posse de Bolsonaro


Premiê ultranacionalista da Hungria, Orbán virá na posse de Bolsonaro
Foto: Divulgação
Segundo informações apuradas pela Folha de S.Paulo, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, virá ao Brasil para a posse de Jair Bolsonaro, em 1 de janeiro. 
O Itamaraty prevê que 12 chefes de Estado participem da cerimônia, mas por motivos de segurança não informa quem são os confirmados.

Orbán é conhecido por seu discurso ultranacionalista e chegou a ser alvo de censura da União Europeia por suas políticas anti-imigração.

Além do premiê húngaro, já estão confirmados para a cerimônia líderes sul-americanos  como Sebastián Piñera, do Chile; o colombiano Iván Duque; e Mario Abdo Benítez, do Paraguai. Todos seguem uma linha mais à direita do espectro político.

Evo Morales, líder da Bolívia, ainda não confirmou presença. O presidente venezuelano Nicolás Maduro, o líder da Nicarágua Daniel Ortega e o presidente cubano Miguel Díaz-Canel não foram convidados para o evento.

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, não virá para a cerimônia, mas deve se reunir com Bolsonaro ainda no mês de janeiro.

Entre os líderes europeus, deve vir ainda o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, mas não o premiê, António Costa.
A Itália não enviará um chefe de Estado, mas sim o ministro da Agricultura, 
Gianmarco Centinaio.
Mesmo com a pretensão de Jair Bolsonaro de se alinhar mais firmemente com Washington, o presidente americano Donald Trump não virá para a posse. Em seu lugar, os EUA enviarão o secretário de Estado, Mike Pompeo. 

Já está confirmada a presença do premiê israelense Benjamin Netanyahu, de quem Bolsonaro se aproximou desde sua campanha eleitoral.

Há ainda dirigentes africanos na lista cujos nomes não foram revelados pelo Itamaraty.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário