Biografia de Paul Allen
Empresário norte-americano
Paul Allen (1953-2018) foi um empresário norte-americano, cofundador da Microsoft, junto com Bill Gates, a maior desenvolvedora de software do mundo.
Paul Gardner Allen nasceu em Seattle, Washington, Estados Unidos, no dia 21 de janeiro de 1953. Filho de Kenneth Sam Allen, diretor da biblioteca da Universidade de Washington e de Ema Faye Allen. Foi aluno do Lakeside School, onde conheceu Bill Gates, compartilharam seus interesses pela informática, que então engatinhava, e se tornaram amigos.
Em 1972, Paul Allen ingressou na Universidade do Estado de Washington, mas depois de dois anos abandonou o curso para trabalhar como programador da Haneyweell em Boston. Ainda em 1972, quando universitário, desenvolveu junto com Bill Gates, um software para leitura de fitas magnéticas. Juntos, criaram a empresa Traf-o-Data, mas a pouca idade dos sócios não atraiu clientes.
Em 1975, Paul Allen e Bill Gates desenvolveram um sistema de interpretação da linguagem de programação BASIC, para o computador Altair 8800. Nesse mesmo ano, o sucesso das vendas do produto levou os empreendedores a idealizar e fundar a Microsoft, empresa desenvolvedora de software.
Em 1980, o primeiro grande salto da Microsoft não foi tecnológico, mas comercial, quando Paul Allen e Bill Gates compraram de uma pequena empresa de tecnologia um sistema operacional que depois de personalizado serviu de base para o MS-DOS que foi vendido para a IBM. O gigantismo da IBM tornaria o DOS um sistema onipresente nos primeiros computadores pessoais.
A diferença de personalidade entre os sócios criava muitos conflitos na empresa. Essa relação se agravou em 1982, quando Paul Allen foi diagnosticado com um linfoma, um tipo de câncer, que foi tratado com êxito. Alegando trabalhar mais que Allen, Gates exigiu aumentar constantemente a sua participação na sociedade. Em 1983, depois de vários desentendimentos, Allen rompeu com Gates, mas permaneceu ligado à Microsoft apenas com um cargo simbólico.
Em 1986, Paul Allen fundou a Vulcan Inc. para administrar sua fortuna pessoal. Em 1988, para satisfazer um desejo de infância, comprou o Portland Trail Blazeres, um time americano de basquete. Fã de música, em 2000, fundou o Museu da Música em homenagem ao guitarrista Jimi Hendrix. Nesse mesmo ano, renunciou seu posto no Conselho de Administração da Microsoft, mas continuou dono de uma pequena fatia.
Passou a investir em diversos setores pouco convencionais, entre eles: empregou 20 milhões de dólares na construção da primeira nave espacial privada que ultrapassou a atmosfera, em 2004. Foi membro e fundador da International SeaKeepers Society, uma organização fundada para desenvolver tecnologias em iates para monitorar as condições marítimas em oceanos pelo mundo. Era dono do Iate Octopus, avaliado em 200 milhões de dólares, que já foi o maior do mundo e tem a bordo sete lanchas, um submarino e dois helicópteros.
A Paul G. Allen Family Foundation administra todos os projetos filantrópicos da Paul Allen. Ele também é fundador do Allen Institute for Brain Science, do Allen Institute for Artificial Intelligence, Do Allen Institute for Cell Science e do Stratolaunch Systems. Em 2015 foi considerado o 48º homem mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em 18,1 bilhões de dólares.
Paul Allen faleceu em Seattle, Washinghton, Estados Unidos, no dia 15 de outubro de 2018, vítima de uma recaída do linfoma.
Fonte: Seleções
Nenhum comentário:
Postar um comentário