Biografia de Jimi Hendrix
Jimi Hendrix (1942-1970) foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano, que mudou a história da guitarra e do rock nos anos 60.
James Marshall Hendrix (1942-1970) nasceu em Seattle, nos Estados Unidos, no dia 27 de novembro de 1942. Descendente de africano, mexicano e índio, viveu parte da infância com sua avó, uma índia. Ficou órfão quando tinha 10 anos. Tocou em duas bandas antes de entrar para o exército como paraquedista, onde passou pouco tempo, pois quebrou o tornozelo em um dos saltos.
Em 1963, mudou-se para Nova York onde tocou com os artistas San Cooke e Little Richarde. Em 1965 formou sua primeira banda “Jimmy James and The Blue Flames”. Em 1966 foi descoberto por Chas Chandler, então baixista do grupo The Animals. No dia 23 de setembro desse mesmo ano, Hendrix migra para Londres.
Durante nove meses, criou duas bandas, a Jimi Hendrix Experience e a Band of Gypsys, lançou três singles de sucesso, colocou um disco no primeiro lugar das paradas, fez 120 shows e depois voltou para os Estados Unidos.
Jimi Hendrix lançou três discos de estúdio e um ao vivo. O primeiro, “Are You Experience”, em 1967. Nesse mesmo ano estreou nos Estados Unidos, no Festival de Monterey Pop, na Califórnia, onde queimou sua guitarra, após o show. Ainda em 1967, lançou o segundo disco, “Axis: Bold as Love”, e em 1968, lançou o terceiro disco “Eletric Ladyland”. Em 1969, se apresentou no Festival de Woodstock.
A importância de Hendrix para a história de seu instrumento não pode ser subestimada, ele expandiu a sonoridade da guitarra ao explorar a distorção, o tremolo (aquela alavanca do modelo Fender Stratocaster) e a microfonia (ele sabia exatamente onde se posicionar no palco para causar o efeito desejado). Hendrix se tornou uma lenda dos anos 60.
Jimi Hendrix faleceu em Kensington, em Londres, Inglaterra, no dia 18 de setembro de 1970. Em consequência do uso excessivo de comprimidos para dormir.
Fonte: Seleções
Nenhum comentário:
Postar um comentário