sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Tanzanite (zoisite)








Tanzanite (zoisite)

Estrutura: 
Dureza Ortorrômbica : 6,5 
Gravidade Específica: 3,35 
Índice de refração: 1,69 - 1,7 
Dobrável Refratando (bi-refração): 0,01

  • Química: Ca2Al3 (SiO4) 3 (OH), Hidróxido de Silicato de Cálcio e Alumínio.
  • Classe: Silicatos
  • Subclasse: Sorossilicatos
  • Grupo: Epidoto
  • Usos: espécimes minerais, pedras ornamentais e pedras preciosas.
  • Espécimes
Zoisite, como todos os minerais de epídoto, é um mineral estruturalmente complexo que possui tanto tetraedros de silicato simples, SiO4, quanto tetraedros de silicato duplo, Si2O7. A fórmula da zoisite poderia ser expressa de maneira a refletir essa organização; Ca2AlOAl2 (SiO4) (Si2O7) (OH).
A zoisite é conhecida há quase dois séculos como uma pedra às vezes ornamental de distribuição limitada. Somente em 1967 foi encontrada a variedade de pedras preciosas azuis na Tanzânia. A variedade foi batizada de tanzanita e foi uma surpresa tanto para os mineralogistas quanto para os gemologistas, pois ela provinha de um mineral muito parecido com uma pedra. A cor azul-lavanda da tanzanita é única e a diferencia das outras pedras preciosas.
Além de tanzanite, zoisite produziu outros espécimes atraentes que são de interesse para os colecionadores. Uma variedade rosa chamada thulite é geralmente maciça e usada para contas e cabochões. Uma variedade verde brilhante é associada a rubis de grau médio e é bastante popular como uma pedra ornamental. Os rubis vermelhos são frequentemente distorcidos e espalhados irregularmente pelo mar de zoisite verde maciço. É um dos mais coloridos de pedras ornamentais e concorre bem com a popular turmalina rosa e lepidolite de lavanda da Califórnia.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:
  • A cor é variável, mas é bem conhecida como verde, azul a violeta e rosa a avermelhada. Também cinza, branca ou marrom.
  • O brilho é vítreo.
  • Os cristais de transparência são transparentes a translúcidos.
  • Sistema de cristal ortorrômbico; 2 / m 2 / m 2 / m
  • Hábitos cristalinos incluem cristais longos, um tanto prismáticos ou tabulares, com um pinacoide tipicamente dominante, com o qual o cristal é muitas vezes achatado. As terminações são geralmente pouco desenvolvidas. Também maciça ou granular.
  • Clivagem boa em uma direção no sentido do comprimento.
  • A fratura é desigual a conchoidal.
  • A dureza é 6 - 7
  • Gravidade específica é de aproximadamente 3,3
  • Raia é branca.
  • Outras características: cristais estriados comuns, longitudinalmente. Também fortemente pleocróico com um índice de refração de 1,68 - 1,72.
  • Minerais associados incluem calcita, biotita, hornblenda, quartzo, corindo e granadas de atrito e outros minerais metamórficos.
  • Ocorrências notáveis ​​incluem Tanga, Tanzânia; Ducktown, Tennessee, EUA; Suíça, Índia e Áustria.
  • Melhor Campo Indicadores apenas uma direção de clivagem, associações, cor, pleocroísmo e dureza.
Exótico aveludado azul com um rico tom harmônico de roxo, tanzanita é uma jóia de um tipo, diferente de qualquer outro. Rara e valiosa, a tanzanite também é encontrada em apenas um lugar no planeta: as montanhas Merelani, na Tanzânia, à sombra do Monte Kilimanjaro.
Claro tanzanite é um complemento ideal para todos os ricos azuis, roxos e verdes em seu guarda-roupa. Mas as profundidades aveludadas desta gema também são lindas, usadas com tons de terra, desde chocolates até ferrugem e ouro.
Apenas descoberto em 1967, a tanzanite já é uma das gemas mais populares do mundo. Algum crédito é devido a Tiffany & Co., que introduziu esta bela jóia azul no mercado com um nome adorável que presta homenagem à beleza da terra de seu nascimento. Tiffany sabia que chamar essa jóia glamourosa por seu nome mineral, zoisite azul, não faria justiça.
Tanzanite está disponível em uma variedade de formas e tamanhos. Raramente puro azul, a tanzanita quase sempre exibe seus toques de roxo. Em tamanhos menores, tanzanita tende a tons mais claros de lavanda e pervinca. Em tamanhos acima de 10 quilates, a tanzanita pode mostrar uma cor azul intensa mais profunda e rica.
A tanzanita é tricróica: isto é, mostra cores diferentes quando vistas em diferentes direções. Uma direção é azul, outra roxa e outra bronze, adicionando profundidades sutis à cor. Quando tanzanite é encontrado no chão, a cor de bronze domina. No entanto, com um aquecimento suave, o cortador pode observar a cor azul desabrochar e aprofundar a pedra.
Diz a lenda que o efeito do calor foi descoberto pela primeira vez quando alguns cristais de zoisita marrom depositados no chão com outras pedras foram pegos por um raio que varreu a grama coberta de Merelani, a nordeste de Arusha. Os pastores Masai que dirigem o gado na área notaram a bela cor azul e pegaram os cristais, tornando-se os primeiros colecionadores de tanzanite.
Tanzanites com uma cor que é mais azul que púrpura tendem a ser mais caros porque os cristais tendem a se formar com o eixo de cor azul orientado ao longo da largura do cristal ao invés do comprimento. Isso significa que se o cortador optar por maximizar a pureza da cor azul, a pedra cortada em bruto será menor e custará mais por quilate. A cor azul, no entanto, é tão bonita que o sacrifício geralmente vale a pena.
A jóia tanzanita é um pouco mais delicada do que outras jóias de pedras preciosas e não deve ser colocada em um anel que será usado durante atividades extenuantes. Nunca limpe a tanzanite em um limpador ultrassônico ou redimensione ou conserte um conjunto de anéis com tanzanita sem ter a gema removida, pois a pedra pode se quebrar no calor de uma tocha.
Tanzanite está disponível em uma variedade de formas e, por vezes, em tamanhos grandes que são perfeitos para um colar importante. Limpe com sabão neutro: use uma escova de dentes para esfregar atrás da pedra onde a poeira pode se acumular.


Fonte: IBRAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário