sábado, 16 de fevereiro de 2019

Abraão história

Abraão história









Abraão (por volta de 1800 a. C.) foi um patriarca bíblico, que recebeu de Javé (Deus) a missão de chefiar os povos semitas (os hebreus, ou israelitas, ou judeus) e migrar para Canaã, terra dos cananeus, depois chamada de Palestina, onde hoje se localiza o Estado de Israel.
Abraão, segundo a Bíblia, é originário da cidade de Ur, dos Caldeus, filho de Taré, descendente de Sem, filho de Noé. Casou com Sarai, que lhe deu o filho Isaac. Foi também pai de Ismael, filho da escrava egípcia Agar.
“Taré, tomou seu filho Abraão, seu neto Ló, filho de Arã e sua nora Sarai, mulher de Abraão. Ele os fez sair de Ur dos caldeus para que fossem à terra de Canaã, mas quando chegaram a Harã, aí se estabeleceram” (Gen. 11,31). Em Harã, Abraão e sua gente teriam permanecido algum tempo, mas teria recebido a orientação de Javé para deixar sua família, seguir viagem e chegar à terra abençoada, onde seria rei de um grande povo.
Abraão levou a mulher Sarai, o sobrinho Ló, todos os bens que possuía e os escravos que havia adquirido em Harã. Chegando à Canaã, o local indicado por Javé, atravessou a terra até o lugar santo de Siquém , no Carvalho de Moré, local habitado pelos cananeus e construiu um altar em homenagem à Javé.
Houve uma época em que a fome atingiu Canaã e Abraão se dirigiu para o Egito, depois voltou para Canaã e separou-se de Ló, que foi para Leste e entrou com sua família no vale do Jordão, para fixar-se em Sodoma.
Abraão, e Sarai já eram velhos e não tinham filhos, então Sarai disse a Abraão para ele unir-se à sua escrava Agar, que ela lhe daria um filho. Da união nasceu Ismael. Pouco depois, quando Abraão tinha cem anos e Sarai noventa, Javé disse a Abraão que sua mulher Sarai, ia ter um filho que deveria se chamar Isaac, e Sarai, desde então, deverá se chamar Sara.
Segundo o Antigo Testamento, Javé leva Abraão à grande prova, manda que leve seu filho Isaac, a uma montanha na terra de Moriá e ofereça-o ao sacrifício, em demonstração de sua fidelidade. Quando estava prestes a matá-lo o anjo de Javé disse “Não estenda a mão contra seu menino, não lhe faça nenhum mal, agora sei que você teme a Deus”. Abraão pegou um cordeiro e ofereceu em sacrifício.
Quando Sara morreu, Abraão tomou outra mulher chamada Cetura, que gerou outros filhos. Abraão deu todos os seus bens a Isaac, que herdou também o comando do povo hebreu. Abraão viveu cento e setenta anos. Ismael, o filho de Agar, também formou um grande povo, os ismaelitas, dos quais descendem os árabes.



Fonte: Seleções

Nenhum comentário:

Postar um comentário