O que é Amazônia Legal
Amazônia Legal é o nome que atribui o governo brasileiro a extensão da Floresta Amazônicaou da Amazônia Internacional que se encontra no território nacional. O nome foi oficializado durante o último governo de Getúlio Vargas, nos anos 50, e compreende todos os estados da Região Norte, todo o Mato Grosso e Maranhão, abrangendo cerca de 60% do território do país nos seus mais de 5 milhões de quilômetros quadrados.
A Amazônia Legal foi criada com a intenção de facilitar e fomentar projetos de desenvolvimento no norte florestal do país, que antes era chamado de Hileia Amazônica. Juntamente com a Amazônia Legal foi criado um órgão público para promover e fiscalizar o desenvolvimento da região e que foi a origem da atual SUDAM (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia).
Região Norte
A Região Norte do Brasil compreende quase a metade de todo o seu território abrangendo uma área de 3 853 676,948 km², o que totaliza 45,25% de toda a sua extensão de terras. É formada por 7 estados: Amapá, Roraima, Rondônia, Acre, Pará, Amazonas e Tocantins. Compreende a imensa maioria da Amazônia Legal e a maior parte da Amazônia Internacional.
Com exceção do Tocantins que foi um estado surgido em 1988 e incorporado a Região Norte depois de ter sido separado de Goiás, todos os estados da região tem todo o seu território coberto ou quase todo coberto pela Floresta Amazônica. O Tocantins tem apenas 12% de sua extensão territorial de floresta, contudo o estado faz parte integralmente da Amazônia Legal.
Amazônia Internacional
Amazônia Internacional é como é conhecida a imensa floresta tropical encontrada ao norte da América do Sul. Ela abrande um pouco mais de 60% do território brasileiro ao mesmo tempo que cobre por completo o território de outros oito países. Assim, além do Brasil, temos também Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Suriname, Equador, Guiana e Guiana Francesa abarcados pelos mais de 7 milhões de quilômetros quadrados da floresta. Dessa extensão total mais da metade são encontrados em território brasileiro sendo que a parte da Amazônia Internacional que aqui se encontra coincide com o que chamamos Amazônia Legal.
Fonte: O Liberal
Nenhum comentário:
Postar um comentário