Já alguma vez pensou no que torna as pedras preciosas valiosas? Quer saber como são avaliadas as pedras preciosas? Desde pedras preciosas com um valor muito elevado, como os diamantes, os rubis e as safiras, a pedras com um valor inferior, mas mesmo assim muito bonitas, como a água-marinha, a opala e o quartzo rosa, as pedras preciosas são um presente excecional, um artigo de colecionador ou um acessório. Se está a planear vender a sua coleção de pedras preciosas ou se gostaria de começar uma, aqui ficam alguns factos que deve ter em conta para além do corte, da cor e da clareza.
O que torna uma pedra preciosa tão valiosaAs pedras preciosas são recolhidas a partir de cristais de minerais, cortadas e polidas em diferentes formas e tamanhos e são maioritariamente utilizadas para decoração e joalharia. De acordo com os nossos especialistas em pedras preciosas, existem alguns aspetos nos quais se deve concentrar na altura de determinar o valor das suas pedras preciosas:
1. DurabilidadeIndependentemente do quão bonita e única parece ser, uma das características mais importantes de uma pedra preciosa é a sua capacidade de resistência. Afinal de contas, será a beleza assim tão importante se a sua pedra preciosa não for durar? Mas não se deixe enganar, a durabilidade não se resume apenas à dureza. Por exemplo, a clivagem é a tendência de uma pedra preciosa se partir quando bate contra algo. Talvez surpreendentemente, apesar do diamante ser uma das pedras preciosas mais duras, não é necessariamente uma das que dura mais. Por outro lado, os rubis e as safiras podem não ser tão duros quanto o diamante, mas não têm clivagem e, portanto, no geral, pode considerar-se que duram mais.
2. RaridadeAs pessoas gostam de se sentir únicas e o mesmo se aplica aos artigos que possuem. Portanto, é fácil perceber porque as pedras preciosas raras e escassas nos atraem. Usar uma pedra preciosa que muito poucas pessoas usam pode ser algo excitante e especial. Algumas das pedras preciosas mais raras incluem a tanzanita, uma ousada variante azul do mineral zoisite, apenas encontrada na Tanzânia, e a alexandrita, a pedra descoberta na Rússia que muda de cor.
3. AceitabilidadeDe forma quase contrária ao ponto anterior, as tendências e desenvolvimentos da moda também desempenham um papel importante na determinação do valor de diferentes pedras preciosas. Algumas pedras preciosas são extremamente populares para determinadas ocasiões, por exemplo, os diamantes nos anéis de noivado. E as tendências sazonais e as cores que estão na moda também podem influenciar o que é considerado “com estilo”. Por exemplo, na última década assistiu-se ao regresso da cor e da criatividade nas tendências da joalharia, tornando novamente populares pedras como a turquesa, o coral e o lápis. Obviamente, não interessa apenas a moda, mas também o gosto e as preferências pessoais.
4. BelezaPor último, mas não menos importante, está a beleza. A beleza é um conceito muito subjetivo, depende de cada indivíduo. O que uma pessoa pode considerar bonito é diferente do que outra pessoa possa pensar. É verdade que a beleza está nos olhos de quem a vê, por isso, apenas terá que encontrar a pedra preciosa perfeita para si. Tal como qualquer outro artigo no mundo, as pedras preciosas valem aquilo que alguém estiver disposto a pagar por elas. É apenas uma questão de encontrar o comprador certo!
Fonte: CPRM
Nenhum comentário:
Postar um comentário