Vale perde grau de investimento na Moody’s; Veja nota
A Moody’s rebaixou o rating da Vale (VALE3) de Baa3 para Ba1, o que está fora da escala considerada grau de investimento, mostra uma nota enviada ao mercado nesta quarta-feira (27). A perspectiva é negativa para todos os ratings.
Segundo o documento, a ação vem após o colapso da barragem de rejeitos da mina do Córrego do Feijão na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais.
A analista Barbara Mattos explica que os riscos de crédito aumentaram após o colapso da barragem. Além disso, as incertezas associadas ao impacto total e implicações de longo prazo deste desastre sobre o perfil de crédito, bem como a exposição significativa a litígios e passivos financeiros, provavelmente persistirão pelos próximos anos.
“Embora a posição financeira robusta da Vale ofereça uma grande folga em relação aos potenciais impactos financeiros, o acidente eleva as preocupações dos pontos de vista social e de governança corporativa, uma vez que ocorreu um pouco mais de três anos após o colapso da barragem da Samarco”, explica.
Apesar dos esforços da mineradora em oferecer assistência, ainda não está clara a extensão total dos custos, reivindicações judiciais e litígios, bem como o impacto do acidente na reputação da Vale e no seu resultado operacional e financeiro, argumenta a agência.
A perspectiva negativa incorpora as incertezas acerca do montante e do prazo dos futuros desembolsos de caixa relacionados ao acidente. Além disso, também reflete os riscos das investigações em andamento sobre as causas e responsabilidades do acidente.
Fonte: MONEY TIMES
Nenhum comentário:
Postar um comentário