quinta-feira, 7 de março de 2019

Coldplay

Início da Carreira



A banda britânica Coldplay foi formada em 1996 pelo vocalista e pianista Chris Martin e o guitarrista Jonny Buckland, na University College London (UCL). Depois da criação da banda, que na época chamava Pectoralz, o baixista Guy Berryman passou a integrar o grupo, que mudou seu nome para Starfish. Pouco tempo depois, o baterista e backing vocal Will Champion entrou para a banda. O diretor criativo e ex-manager, Phil Harvey, é frequentemente considerado o quinto integrante da banda.
A banda adotou o nome Coldplay em 1998, antes de gravar e lançar seus três primeiros EPs: "Safety", em 1998, "Brothers & Sisters" e "The Blue Room", em 1999.

Parachutes

A fama internacional só veio com o lançamento do álbum "Parachutes", no ano 2000. O disco estreou em primeiro lugar nas paradas do Reino Unido e lançou cinco singles, entre eles "Shiver", "Yellow" e "Trouble", que se tornaram muito populares no mundo inteiro. O álbum conquistou o Grammy na categoria Melhor Álbum Alternativo.

A Rush of Blood to the Head

O segundo álbum da banda, "A Rush of Blood to the Head", lançado em 2002, foi aclamado pela crítica e conquistou diversos prêmios, entre eles o NME Awards na categoria "Album of the Year" e o Grammy nas categorias Melhor Álbum Alternativo e Gravação do Ano, pela canção "Clocks". Produzido por Ken Nelson, o álbum trouxe diversos hits, como "In My Place", "Clocks" e "The Scientist", inspirada na canção "All Things Must Pass" de George Harrison, lançada em 1970.
A turnê de divulgação do disco passou pelos cinco continentes e incluiu performances como headliners em diversos festivais prestigiados, como Glastonbury Festival, V2003 e Rock Werchter. Durante a longa série de shows, a banda gravou o CD/DVD ao vivo, "Live 2003", gravado no Hordern Pavillion em Sidney, na Austrália. Ao final de 2003, a banda foi eleita a melhor banda e melhor artista do ano pelos leitores da revista Rolling Stone.

X&Y

Seu próximo lançamento, o álbum "X&Y", se tornou o álbum mais vendido do mundo no ano de 2005, ultrapassando a marca de 8.3 milhões de cópias vendidas. O single de lançamento, "Speed of Sound", estreou nas rádios e plataformas digitais em abril do mesmo ano. O álbum foi o primeiro colocado nas paradas de 20 países e se tornou o terceiro álbum mais vendido na história do Reino Unido.
O disco originou a turnê "Twisted Logic Tour", que passou por diversos países do mundo entre os anos de 2005 e 2007. A turnê também passou pelos palcos de grandes festivais, como Coachella, Isle of Wright Festival, Glastonbury e o Austin City Limits Music Festival. A turnê foi encerrada com uma série de shows na América Latina, passando por Chile, Argentina, Brasil e México.

Viva la Vida or Death and All His Friends

Seguindo os passos de seu antecessor, o álbum "Viva la Vida or Death and All His Friends" também foi o álbum mais vendido do mundo em 2008, ano de seu lançamento. O single "Viva La Vida" se tornou a primeira música da banda a conquistar o primeiro lugar na Billboard Hot 100. O disco conquistou diversos prêmios, entre eles três Grammy Awards nas categorias Melhor Álbum de Rock, Melhor Música do Ano e Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo por "Viva La Vida".
Alguns meses após o lançamento do álbum, a banda também lançou o EP "Prospekt's March", que contava com canções gravadas durante as sessões de gravação de "Viva la Vida or Death and All His Friends". A faixa "Life In Technicolor II" foi o único single lançado do EP.
A "Viva La Vida Tour" teve início com um show gratuito na Brixton Academy em Londres e durou três anos. A turnê originou o álbum ao vivo "LeftRightLeftRightLeft", gravado durante diversos shows.

Mylo Xyloto

Em 2011, Coldplay lançou seu quinto álbum, "Mylo Xyloto", após participar de diversos festivais ao redor do mundo, incluindo Rock in Rio e Lollapalooza. O repertório do disco tem como destaque os singles "Every Teardrop Is a Waterfall" e "Paradise" e a faixa "Princess of China", com a participação de Rihanna. O álbum vendeu mais de 8 milhões de cópias no mundo todo.
Em 2012, a banda participou da cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos Londres 2012, tocando ao lado de Rihanna e Jay-Z. Nesse mesmo ano, a banda lançou o documentário "Coldplay Live 2012", que retratava os bastidores da turnê do álbum "Mylo Xyloto", encerrada com dois shows com Jay-Z no Barclays Center, no Brooklyn, em Nova York, nos dias 30 e 31 de dezembro. Notícias dão conta que a "Mylo Xyloto Tour" foi nomeada a quarta mais lucrativa turnê mundial de 2012, ultrapassando a marca de US$ 171.3 milhões de dólares em vendas de ingresso.

Ghost Stories

Em maio de 2014, a banda lançou o sexto álbum da carreira, "Ghost Stories". O álbum lançou os singles "Magic", "A Sky Full of Stars" e "True Love". O disco liderou as paradas do Reino Unido, Estados Unidos e da maioria dos maiores mercados fonográficos do mundo. Para divulgar o álbum, a banda embarcou em uma turnê "intimista" com apenas seis datas em seis cidades diferentes: Nova York (Bacon Theatre), Los Angeles (Royce Hall), Paris (Casino de Paris), Tóquio (Tokyo Dome City Hall), Sidney (Enmore Theatre) e encerrou no Royal Albert Hall, em Londres.

A Head Full of Dreams

Em dezembro de 2015, a banda lançou seu sétimo álbum, "A Head Full of Dreams". Produzido por Rik Simpson e Stargate, o disco contou com a colaboração de grandes nomes, como Beyoncé, Noel Gallagher e Tove Lo. O repertório contou com cinco singles de sucesso: "Adventure of a Lifetime", "Hymn for the Weekend", "Up & Up", "Everglow", além da faixa-título "A Head Full of Dreams". O álbum ultrapassou a marca de seis milhões de cópias vendidas internacionalmente.
A "Head Full of Dreams Tour" marcou o retorno da banda ao circuito de grandes arenas, após a curta temporada de "Ghost Stories". A turnê passou pelos cinco continentes, dividida em oito partes, com 122 shows que passaram pela América Latina, Europa, América do Norte, marcando sua primeira turnê em estádios nos Estados Unidos, Oceania e Ásia. O primeiro e o último show da turnê aconteceram no Estadio Ciudad de La Plata, na Argentina. Com renda bruta de mais de US$ 500 milhões de dólares, se tornou a terceira turnê de maior bilheteria na história.

SuperBowl

Em 2016, foram escolhidos para participar do evento esportivo mais importante do mundo: o SuperBowl 50. A banda tocou ao lado de Beyoncé e Bruno Mars no tradicional Halftime show, que acontece durante o intervalo da final da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) dos Estados Unidos.

Prêmios

A banda já conquistou mais de 100 prêmios e 250 indicações durante a carreira, incluindo nove Brit Awards, seis MTV Video Music Awards, sete MTV Europe Music Awards e sete Grammy Awards. Coldplay já vendeu mais de 100 milhões de discos no mundo inteiro, tornando a banda uma das mais vendidas do mundo. Os álbuns "Parachutes", "A Rush of Blood to the Head" e "X&Y" figuram entre os discos mais vendidos da história do Reino Unido.

Ativismo

A banda também atua política e socialmente, apoiando diversas causas, como a campanha Make Trade Fair, da Oxfam, e Anístia Internacional. Coldplay também participou de diversos eventos de caridade, incluindo Band Aid 20, Live 8, Global Citizen Festival, Sound Relief, Hope for Haiti, One Love Manchester, Sport Relief e o Teenage Cancer Trust, do Reino Unido.




Fonte: Reprodução Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário