segunda-feira, 4 de março de 2019

RUBI

Rubi

Rubi
O rubi é uma pedra, junto com a safira, pertencente ao grupo mineral do coríndon.
Este é o segundo mineral mais duro existente no planeta, atrás apenas do diamante. Mesmo assim, ele é ainda 140 vezes menos duro que o diamante.
Na escala de 1 a 10 sua dureza, assim como a da safira, é 9, mostrando serem estes minerais muito resistentes.
Todo coríndon de cor vermelha é chamado de rubi.
A cor vermelha é a própria origem do nome dele, vindo do latim Rubeus. Os rubis podem ser encontrados em qualquer tonalidade de vermelho, desde o rosado ao púrpura ou vermelho-amarronzado. Sua cor dependerá do conteúdo de cromo e ferro contido na pedra.
O rubi mais valioso de todos é aquele que possui uma cor vermelha pura e densa, sendo apelidado de "sangue de pombo".

O rubi é um forte candidato a rei das pedras preciosas. E, como tal, muitas vezes seus preços alcançam somas elevadíssimas.

É adorado desde os primórdios : na bíblia encontramos a frase "a sabedoria é mais valiosa do que rubis", o que mostra o valor que já naquela época era atribuído a esta nobilíssima gema.
Rubis acima de 2 quilates são muito difíceis de serem encontrados. Quando ocorrem, devido à sua raridade, seus preços normalmente são superiores ao melhor dos diamantes com o mesmo tamanho.

Os rubis são encontrados principalmente em países orientais. O maior produtor do mundo é a Tailândia. Os melhores rubis são provenientes da Birmânia. Afeganistão, Paquistão e Vietnã são alguns países que possuem importantes fontes desta pedra. O Brasil não possui jazidas importantes de rubi.


Fonte: CPRM

Nenhum comentário:

Postar um comentário