quinta-feira, 18 de abril de 2019

Extração de metais


Extração de metais 



A mineração é a atividade de extrair minerais da crosta terrestre. A metalurgia é a ciência de separar os metais dos minérios e transformá-los em materiais úteis. O primeiro passo para a produção de metais é triturar o minério e, em seguida, limpá-lo, ou purificá-lo.
No processo chamado fundição, os metalúrgicos esquentam o minério para que os elementos químicos se separem e o metal seja liberado. Eletricidade e reações químicas também podem ser usadas para extrair o metal do minério.
Depois, outros trabalhadores dão forma ao metal. Ele pode ser derretido e derramado dentro de um molde, martelado sobre uma superfície dura, moldado com uma prensa ou forçado a passar por orifícios.

Ligas 

Às vezes os metalúrgicos derretem o metal e o misturam a outros metais ou a outras substâncias não metálicas, criando novos metais chamados ligas. O aço é uma liga de ferro e carbono. O bronze é uma liga de cobre e estanho. Uma liga tem características diferentes das de um metal puro, podendo, por exemplo, ser mais dura ou resistir melhor ao calor.

História 

O ouro e o cobre foram os primeiros metais descobertos. Depois vieram a prata, o chumbo, o estanho, o ferro e o mercúrio. No princípio, as pessoas simplesmente martelavam os metais para lhes dar forma. Depois, aprenderam a derretê-los e a derramá-los em moldes. Há mais de 5 mil anos foi criada a primeira liga — o bronze, usado para fabricar ferramentas e armas —, e há mais de 3 mil anos o ser humano aprendeu a purificar o ferro, que é mais duro que o bronze.
Durante a Idade Média (de 500 a 1500 d.C., aproximadamente), pessoas conhecidas como alquimistas fizeram várias tentativas de transformar o chumbo e outros metais em ouro. Eles nunca obtiveram sucesso, mas, com suas experiências, contribuíram para aumentar os conhecimentos sobre os metais. Mais tarde, muitos outros cientistas descobriram diferentes metais, além de inventar novos usos para eles.


Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário