quinta-feira, 18 de abril de 2019

Ginkgo biloba

A SAÚDE BROTA DA NATUREZA


O Ginkgo biloba é uma planta medicinal ancestral da China que é bastante rica em flavonóides e terpenóides, tendo assim uma forte ação anti-inflamatória e antioxidante.
Os extratos feitos com esta planta parecem possuir vários benefícios para a saúde que estão relacionados, principalmente, com a melhora do fluxo sanguíneo arterial, cerebral e periférico. Devido à sua ação especialmente marcada na estimulação cerebral, o Ginkgo é conhecido como um elixir natural para a saúde mental.
7 benefícios do Ginkgo biloba e Como tomar
No entanto, esta planta também possui muitos outros benefícios relacionados com a saúde circulatória, ocular e do coração. Alguns dos seus principais benefícios incluem:

1. Melhorar o rendimento cerebral e a concentração

O ginkgo biloba melhora a microcirculação sanguínea, aumentando a quantidade de oxigênio disponível em vários locais do corpo. Um desses locais é o cérebro e, por isso, o uso desta planta pode facilitar o pensamento e aumentar a concentração, já que existe mais sangue chegando no cérebro para o seu correto funcionamento.
Além disso, como também possui ação anti-inflamatória e antioxidante, o uso contínuo de Ginkgo biloba também parece evitar o surgimento de cansaço mental, especialmente em pessoas muito ativas.

2. Evitar a perda de memória

Devido ao aumento da circulação sanguínea no cérebro e melhora da capacidade cognitiva, o Ginkgo também evita danos nos neurônios, combatendo a perda de memória, especialmente em idosos, ajudando a prevenir casos de Alzheimer.
Mesmo em pacientes que já têm Alzheimer, vários estudos apontam uma melhora da capacidade mental e de socialização, quando se utiliza o Ginkgo biloba associado ao tratamento médico.

3. Combater a ansiedade e a depressão

O uso de Ginkgo biloba ajuda a melhorar a capacidade do corpo para lidar com os elevados níveis de cortisol e adrenalina, que são produzidas no organismo quando existe um episódio de muito estresse. Dessa forma, pessoas que sofrem com distúrbios de ansiedade podem ter benefício com o consumo desta planta já que se torna mais fácil lidar com o excesso de estresse que estão sentindo.
Também devido à sua ação sobre o equilíbrio hormonal, o Ginkgo diminui as alterações bruscas de humor, especialmente em mulheres durante a TPM, reduzindo o risco de desenvolver uma depressão.
7 benefícios do Ginkgo biloba e Como tomar

4. Melhorar a saúde dos olhos

Devido à sua capacidade para melhorar a circulação sanguínea e eliminar os radicais livres do organismo, o Ginkgo parece evitar danos em locais sensíveis dos olhos, como a córnea, a mácula e a retina. Assim, este suplemento pode ser usado para preservar a visão por mais tempo, especialmente em pessoas com problemas como glaucoma ou degeneração macular, por exemplo.

5. Regular a pressão arterial

O Ginkgo biloba provoca uma ligeira dilatação dos vasos sanguíneos e, com isso, melhora a circulação sanguínea, diminuindo a pressão sobre os vasos e o coração. Dessa forma, a pressão arterial tem tendência para diminuir, especialmente em pessoas com pressão alta.

6. Melhorar a saúde do coração

Além de diminuir a pressão arterial, o Ginkgo também parece evitar a formação de coágulos sanguíneos. Assim, existe menos pressão sobre o coração, o que acaba facilitando o seu funcionamento. Além disso, como existe menor risco de ter coágulos, também existem menos chances de sofrer um infarto, por exemplo.

7. Aumentar a libido

O Ginkgo biloba parece aumentar a libido através do equilíbrio hormonal que provoca e do aumento da circulação sanguínea para a região genital, o que acaba ajudando homens com disfunção eréctil, por exemplo.
7 benefícios do Ginkgo biloba e Como tomar

Como tomar o Ginkgo biloba

O modo de uso do Ginkgo biloba pode variar de acordo com o benefício que se pretende alcançar e da marca do laboratório que está produzindo o suplemento. Assim, o melhor é sempre ler as indicações da caixa do produto ou pedir aconselhamento para um naturopata, por exemplo.
No entanto, a dosagem padrão de extrato de Ginkgo biloba para melhorar a concentração e o rendimento cerebral é de 120 a 240 mg, 1 a 4 horas antes de uma prova, por exemplo. Já como suplemento alimentar e para obter vários outros benefícios, a dose padrão é de 40 a 120 mg, 3 vezes por dia.
Idealmente, os suplementos de Ginkgo biloba devem ser ingeridos junto com a refeição, para facilitar sua absorção.

Fonte: Tua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário