Há 25 anos, morria Kurt Cobain, o último grande astro do rock
Vocalista da banda Nirvana, o cantor revolucionou o mundo da música
Há 25 anos, em 5 de abril de 1994, morria Kurt Cobain, considerado talvez o último grande astro internacional a surgir no rock. O músico foi encontrado pela Polícia em 8 de abril, três dias após ter morrido, em Seattle, nos Estados Unidos.
Uma das contribuições de Kurt para a indústria musical foi o grunge, que se popularizou no início da década de 1990, tendo Cobain como principal referência para o estilo musical. Nirvana, banda em que Kurt também era guitarrista, disseminou o gênero após o lançamento do álbum Nevermind, em 1991.
Surgindo em Seattle, o grunge cresceu afastado dos grandes centros da música, ganhando maior notoriedade pós “Nevermind”. O estilo ficou marcado por ser barulhento e por retomar um rock esquecido ao final dos anos 1980. Com a explosão do álbum, a banda de Kurt Cobain passou a ser considerada responsável pela "retomada" desse rock.
Famoso pela capa do bebê embaixo d'água com a nota de 1 dólar, o álbum Nevermind vendeu mais de 30 milhões de cópias. Se com Bleach, de 1989, ocupou a 144ª posição da Billboard 200, com Nevermind, a banda estourou, ultrapassando até mesmo Dangerous, de Michael Jackson, e ficando em 1º lugar na Billboard.
Com todas as músicas escritas por Kurt e tendo Smells Like Teen Spirit eleita como uma das dez maiores canções de todos os tempos pela revista Rolling Stone, o álbum Nevermind foi marco na indústria da música. O impacto de Cobain foi tanto que mesmo após a morte, continua sendo referência na indústria musical. Seja por ter popularizado o grunge ou vendido milhões de cópias dos seus discos, Kurt continua vivo até hoje.
(Pesquisa histórica: Fred Souza)
Fonte: O Povo
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário