Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e melhoram a saúde geral do organismo, trazendo benefícios como facilitar a digestão e a absorção de nutrientes, e fortalecer o sistema imunológico.
Quando a flora intestinal está em desequilíbrio, o que acontece após o uso de antibióticos ou quando não se tem uma alimentação saudável e equilibrada, o intestino acaba sendo povoado por bactérias ruins, que não ajudam o sistema imunológico e deixam o organismo susceptível a doenças.
Para que servem os probióticos
Os principais benefícios dos probióticos incluem:
- Combater e prevenir doenças intestinais como colite, síndrome do intestino irritável, doença de Chron e inflamação intestinal;
- Combater doenças como câncer, candidíase, hemorroidas e infecção urinária.
- Melhorar a digestão e combater a azia;
- Combater a prisão de ventre e a diarreia, regulando o trânsito intestinal;
- Aumentar a absorção de nutrientes, como vitamina B, cálcio e ferro;
- Fortalecer o sistema imunológico, por aumentar a produção de células de defesa chamadas macrófagos;
- Impedir a proliferação de bactérias ruins no intestino;
- Ajudar a digerir a lactose, especialmente em pessoas com intolerância à lactose;
- Prevenir problemas como obesidade, colesterol alto e hipertensão;
- Prevenir alergias e intolerâncias alimentares.
Uma flora intestinal saudável e rica em probióticos começa a ser formada desde o nascimento, especialmente quando o bebê nasce por parto normal e quando é amamentado com exclusividade durante o início da vida.
Como tomar probióticos
Existem duas formas principais de ingerir probióticos: a primeira é feita através do aumento do consumo de alimentos com probióticos naturais, como o iogurte ou o kefir, por exemplo, e a outra é através do uso de suplementos com probióticos.
1. Alimentos probióticos
Alguns alimentos são ricos em probióticos naturais. Alguns exemples desses alimentos incluem:
- Iogurte natural: são a principal e mais fácil fonte de probióticos no mercado, mas também existem versões de iogurtes com sabor que mantém as bactérias benéficas vivas;
- Kefir: é um produto fermentado com levedura e bactérias que fica semelhante ao iogurte, mas possui um teor mais elevado de probióticos.
- Leite fermentado: são produtos especiais que geralmente contêm Lactobacillus adicionados pela indústria, sendo o Yakult o mais famoso;
- Kombucha: uma bebida fermentada feita principalmente a partir do chá preto;
- Produtos orientais à base de soja, legumes e verduras, como Miso, Natto, Kimchi, que podem ser comprados em lojas especializadas.
Para manter a flora saudável, aconselha-se o consumo de pelo menos 1 alimento fonte de probióticos por dia, especialmente durante e após o uso de antibióticos, que acabam destruindo a flora intestinal saudável também.
Fonte: Tua Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário