sexta-feira, 12 de abril de 2019

VITAMINA E

A vitamina E é uma vitamina essencial para o funcionamento do organismo, pois tem potente ação antioxidante, propriedades anti-inflamatórias, além de contribuir para o controle do colesterol ruim e melhorar a fertilidade, pois tem papel importante na produção dos hormônios.
Esta vitamina é encontrada na alimentação, e suas principais fontes são alimentos de origem vegetal, como cereais integrais, semente de girassol, amêndoas, avelã, amendoim, abacate ou azeite, por exemplo, entretanto, em alguns casos, a vitamina E também pode ser consumida na forma de suplementos em cápsulas, sob orientação do médico ou nutricionista.

Para que serve a vitamina E e quando é necessário suplementação

Para que serve

A vitamina E, também conhecida como alfa-tocoferol, é um dos antioxidantes mais importantes, e seus benefícios incluem:
  • Equilibrar os níveis de colesterol;
  • Melhorar a saúde da pele e dos cabelos, pois fornece integridade à pele e paredes celulares;
  • Aumentar a firmeza da pele e prevenir rugas;
  • Melhorar a cicatrização;
  • Prevenir o envelhecimento;
  • Melhorar a resistência física e força muscular;
  • Combater a infertilidade, pois contribui para a formação de hormônios.
Além disso, a vitamina E pode ser útil para melhorar o sistema imune e contribui para o funcionamento do cérebro.

Quando se deve suplementar com vitamina E

Como suplemento alimentar, a vitamina E pode ser utilizada para manter a saúde da pele, aumentando sua elasticidade e prevenindo rugas, para melhorar a circulação sanguínea, auxiliar no controle do colesterol, combater os radicais livre do corpo e prevenir o envelhecimento. Essa vitamina também fortalece o sistema imunológico e pode ser recomendada com suplemento para casais com problemas de fertilidade.
Além disso, em alguns casos de alterações no colesterol, 1000 mg por dia de tocoferol pode fazer parte do tratamento clínico.
Já nos recém-nascidos prematuros, a deficiência de vitamina E pode causar a retinopatia de prematuridade e sangramento intracerebral, por isso, nesses casos é administrada entre 10 e 50 mg de Vitamina E diariamente sob supervisão médica.

Vitamina E em cápsulas

A suplementação de vitamina E em cápsulas costuma ser feita na dose de 3 a 15 mg por dia, entretanto, é recomendado que o seu uso seja orientado por um médico ou nutricionista, que pode adaptar melhor as doses de acordo com as necessidades de cada pessoa.
A vitamina E em cápsulas é encontrada em farmácias ou lojas de produtos naturais, encontrada pelo preço que varia,em média, entre 13 a 50 reais, a depender do local que vende, marca e dosagem.
Para que serve a vitamina E e quando é necessário suplementação

Sintomas de falta de vitamina E

A falta de vitamina E é rara e está, geralmente, associada à problemas de má absorção intestinal, e pode provocar redução dos reflexos, dificuldades na marcha, visão dupla, perda do sentido da posição, fraqueza muscular e dor de cabeça. 
Há uma maior preocupação deste tipo de deficiência nos bebês recém-nascidos, pois durante a gravidez há pouca passagem através da placenta, no entanto, o leite materno é suficiente para suprir a necessidade de vitamina E que o bebê precisa. 

Fonte: Tua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário