quinta-feira, 30 de maio de 2019

ALUMÍNIO

O elemento químico alumínio é o metal mais comum na crosta da Terra. Depois do ferro, o alumínio é também o metal mais usado. Os cientistas usam símbolos para representar os elementos químicos. O símbolo do alumínio é Al.

Onde o alumínio é encontrado 

O alumínio não ocorre puro na natureza. Ele geralmente se combina com outros elementos, como o silício, o oxigênio e o hidrogênio, formando compostos. Esses compostos estão presentes, em maior ou menor grau, em quase todas as rochas, plantas e animais. As rochas que contêm os compostos são chamadas de minérios de alumínio. A bauxita é o minério de alumínio mais comum. No século XIX, os cientistas aprenderam a separar o alumínio dos outros elementos para obtê-lo puro.
Os maiores produtores de alumínio são os Estados Unidos e o Canadá. A bauxita é encontrada em todo o mundo. A Austrália e a Guiné (um país da África) têm as maiores reservas desse minério. O Brasil tem a terceira maior jazida de bauxita do planeta, com importantes reservas na região Norte, no estado do Pará, e na região Sudeste, em Minas Gerais.

Propriedades 

O metal de alumínio é maleável e de cor prateada. O alumínio puro é bastante fraco, mas, quando combinado com pequenas quantidades de silício e ferro, torna-se duro e forte. O produto dessa mistura é chamado de liga. O alumínio é muito útil porque é leve e pode ser moldado facilmente, dando origem a fios ou a folhas finas. Ele é um metal que resiste muito bem à corrosão, pois, quando fica exposto ao ar, uma película dura e resistente se forma em sua superfície.

Usos 

Devido a suas propriedades, as ligas de alumínio são ideais para a fabricação de peças para aviões e outros veículos. O alumínio também é utilizado para fazer certos materiais de construção, geladeiras, condicionadores de ar e latas de refrigerante. Por ser um bom condutor de calor, o alumínio é usado na fabricação de panelas e frigideiras. Ele também é usado para fazer fios elétricos, pois é um bom condutor de eletricidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário