Jerry Lewis (1926-2017), nome artístico de Joseph Levitch, nasceu em Newark, New Jersey, Estados Unidos, no dia 16 de março de 1926. Filho de Danny Levitch, mestre de cerimônia e ator de Vandeville e da pianista Rachel Rae Levitch. Com cinco anos de idade começou a atuar. Foi aluno da Irvington High School, em Irvington, New Jersey.
Trabalhou com entretenimento noturno até encontrar-se com o cantor Dean Martin. O primeiro show que a dupla "Martin e Lewis" realizou, foi em 25 de julho de 1946, em Atlantic City. A dupla fez sua primeira aparição na tela do cinema em "My Friend Irma" em 1949. Juntos fizeram sucesso em casas de shows e na Paramont. Após a produção de 16 filmes, separaram-se em 1956. Lewis continuou na Paramont até 1966, em seguida foi contratado pela Colúmbia Pictures.
Um militante dedicado à causas sociais, apresentou um programa beneficente anual, o Jerry Lewis MDA Telethon, com o objetivo de ajudar a Muscular Dystrophy Association. Recebeu da Academia de Arte e Ciência Cinematográfica o prêmio Jean Hersholt Humanitarian Award, o Oscar Humanitário. Foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pelos 50 anos que passou angariando fundos para a causa da distrofia muscular.
Entre suas comédias mais famosas estão: "Os Malucos do Ar" (1952), "Ou Vai ou Racha" (1956), "Bancando a Ama Seca" (1958), "O Professor Aloprado" (1963), "O Rei da Comédia" (1982) e "Rir é Viver" (1995). Em 1996 assinou um contrato de 1,5 milhões de dólares para escrever sua autobiografia.
Jerry Lewis foi eleito um dos maiores diretores de todos os tempos, pela revista Entreitaimente Weekley. Possui duas estrelas na calçada da fama, uma por seu trabalho no cinema e outra pelo seu desempenho na TV.
Depois de dezoito anos sem gravar, voltou às telas com "Max Rose", que estreou em maio de 2013 no Festival de Cannes. No filme Lewis vive um pianista de Jazz, que abdicou da carreira pela família e pelos filhos. Em 2016, fez parte do elenco do filme "The Trust".
Jerry Lewis faleceu em Las Vegas, Estados Unidos, no dia 20 de agosto de 2017.
Fonte: Seleções
Nenhum comentário:
Postar um comentário