segunda-feira, 13 de maio de 2019

Podemos Enfrentar 'um Tsunami' na Semana que Vem - O Que Esperar?

Podemos Enfrentar 'um Tsunami' na Semana que Vem - O Que Esperar?





Por Liora Vanessa DopacioResumo do Mercado11.05.2019 14:33

Panorama de Mercado
Encerramos a semana com o Presidente Jair Bolsonaro enfrentando algumas derrotas no Congresso devido a dificuldade de compor uma estrutura de governo para defesa de seus objetivos e interesses. E não estamos falando apenas das dificuldades em relação a Reforma da Previdência, mas também reformas administrativas. O Presidente Bolsonaro ainda alertou sobre a possibilidade de enfrentarmos um “um tsunami na semana que vem". A reação do mercado foi uma semana de bastante mau humor, mesmo com a divulgação dos balanços de importantes empresas (Magazine Luiza (SA:MGLU3), Banco do Brasil (SA:BBAS3), Petrobras (PETR4) dentre outras) durante a semana. A quarta-feira (08/05) foi marcada por uma alta de quase 1,5% devido a boa articulação do Ministro da Economia, Paulo Guedes, na Comissão Especial e da divulgação dos resultados corporativos da Vale (SA:VALE3)) e Gerdau (SA:GGBR4). É interessante ressaltar que esses fatos não impediram nosso mais importante índice de fechar a semana no vermelho, também influenciado pelos mercados do exterior envoltos em um pessimismo global. Com isso, o Ibovespa fechou a semana em 94257.56 pontos, totalizando uma queda semanal de quase 2%. Já seu derivativo, o Índice Futuro, fechou a semana na casa dos 94780 pontos.
No cenário nacional, ainda há uma esperança da Reforma da Previdência ser votada no primeiro semestre caso a Comissão Especial vote a proposta ainda em junho. O mais recente burburinho do atual Presidente foi a transmissão via rede social junto do Ministro da Educação, Abraham Weintraub. Eles usaram chocolates para explicar o impacto dos cortes no funcionamento das universidades. E é claro que virou piada nas redes sociais.
Não resta dúvida de que o decreto de flexibilização da posse e porte de armas é o tema de maior popularidade do atual Presidente, porém o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que os parlamentares podem barrar algumas partes do decreto para certas categorias. E completou dizendo que essa questão das armas precisa ser melhor discutida para que o quadro de violência não aumente no país.
No mercado internacional, a novela mexicana EUA e China voltam aos holofotes. A renovação da disputa comercial entre os países deu início a mais uma rodada de negociações. A derrocada de alguns pontos do acordo pela China deixou Donald Trump enfurecido, levando a um aumento das taxas na sexta-feira da semana passada. Além disso, houve uma intensificação das ofensas trocadas entre EUA e Irã, isso tudo porque os EUA anda aplicando sanções contra o país. Em resposta as sanções, o Irã disse que não vai mais cumprir medidas do acordo assinado e ainda retomará seu programa nuclear. Vale lembrar que tanto a disputa comercial entre EUA e China e essa tensão com o Irã influenciam diretamente nos preços do petróleo.
A seguir, temos o fechamento de alguns ativos e índices:
Índice Bovespa - 94257.56 pontos;
Índice Futuro de IBOVESPA - 94780 pontos
Petrobras PN (SA:PETR4) - 26,68 reais
Vale do Rio Doce (F:F:VALE3) ON - 49,46 reais
Banco Itaú (SA:ITUB4) PN - 33,71 reais
Banco Bradesco (SA:BBDC4) PN - 34,56 reais
Ambev (SA:ABEV3) ON - 17,30 reais
Dólar Futuro - 3.959,50 reais
Índice Dow Jones - 25942.37 pontos
Índice S&P 500 Fut - 2881.40 pontos
O que esperar para próxima semana...
Iniciamos a semana com cautela e atentos as notícias sobre a política nacional devido o alerta do atual Presidente Jair Bolsonaro. Na segunda-feira (13/05) teremos divulgação dos resultados da Eletrobras Centrais Eletricas Brasileiras SA ON (SA:ELET3), Eletrobras Centrais Eletricas Brasileiras SA PNB (SA:ELET6), Metalurgica Gerdau SA (SA:GOAU4), Cosan SA Industria e Comercio (SA:CSAN3) e Itausa (SA:ITSA4) - Investimentos Itau SA (ITSA4). Na terça-feira (14/05) teremos divulgação dos balanços da Bradespar SA (SA:BRAP4) e Transmissora Alianca de Energia Eletrica SA (SA:TAEE11). Na quarta-feira (15/05) teremos vencimento de opções sobre Ibovespa e também divulgação dos balanços das empresas CEMIG - Companhia Energetica Minas Gerais Pref (CMIG4 (SA:CMIG4)), Embraer SA (SA:EMBR3) e Marfrig Global Foods SA (SA:MRFG3).
Fique atento para esses eventos (três touros):
  • Quarta-feira- Núcleo de Vendas no Varejo (Mensal) (Abr) e Vendas no Varejo (Mensal) (Abr)às 09:30h;Estoques de Petróleo Bruto às11:30h;
  • Quinta-feira -Licenças de Construção (Abr) e Índice de Atividade Industrial Fed Filadélfia (Mai) às09:30h;
Tenham uma excelente semana.
Liora Vanessa

Fonte: MONEY  TIMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário