Todo mundo conhece Fabergé, que representou o ápice das joias da era imperial russa. Mas o que acontece hoje nesse setor de luxo? Aqui estão sete designers que mantêm e, ao mesmo tempo, ampliam as tradições da arte da joalheria russa.
- Ilgiz Fazulzyanov
Este fabricante de joias de renome mundial iniciou sua carreira na década de 1990. No início, Fazulzyanov trabalhava em vitrais, mas, aos 26 anos, abriu sua própria oficina de joalheria. A aclamação internacional veio pela primeira vez há 10 anos: Ilgiz venceu duas vezes o Grand Prix no concurso International Jewelry Design Excellence Award, caracterizado como o "Oscar dos joalheiros". Assim, em 2016, os Museus do Kremlin de Moscou fizeram uma exposição individual de suas joias.
Sob a marca “Ilguiz F.”, este mestre cria peças ornamentais únicas, algumas das quais já se tornaram itens de colecionador, vendidas na Christie's e na Sotheby's.
Suas técnicas de assinatura são esmalte quente e pastilhas de vidro colorido, e ele tem orgulho especial de peças ornamentais de esmalte. Esta é uma técnica complexa e histórica, tradicional em países muçulmanos, cujas tradições de joias inspiram Fazulzyanov. Seu trabalho, devido à cor e à plasticidade, assemelha-se a obras de arte em miniatura.
No ano passado, Ilgiz abriu uma galeria em Moscou (ele também tem uma butique em Paris, na prestigiada rua Faubourg Saint-Honoré), onde exibe não apenas o próprio trabalho, mas também exposições curatoriais de joalheria russa contemporânea.
www.ilgiz.com
- Leonid Agafonov
Neste ano, a Oficina Agafonov celebrará seu 25º aniversário. Ela foi fundada pelo joalheiro Leonid Agafonov, cuja filha, Maria, assume hoje ativamente o negócio. A oficina é famosa por seu trabalho com esmalte e peças esculpidas em osso.
No trabalho com pedras preciosas, os fabricantes de joias utilizam cortadores de pedras preciosas conhecidos, como o mundialmente famoso Dmítri Samorukov.
O orgulho da oficina é uma caixa de joias feita de nogueira americana e presa de mamute esculpida. Ela nasceu da imaginação de um mestre escultor de ossos e foi realizada pela oficina inteira. O trabalho na caixa de joias levou quase quatro meses.
www.agafonov-master.ru
- Edward Nikitin
É difícil dizer que o que este joalheiro premiado produz são joias ornamentais. Segundo os especialistas, seu trabalho, com seus profundos reflexos filosóficos, pode ser descrito como metáforas da joalheria.
Assim, ao criar seus broches “Jogos de Unicórnios” (foto à dir.), Edward, que é originalmente da região montanhosa dos Urais, onde o Oriente encontra o Ocidente, estabelece uma conexão entre diferentes tradições culturais e camadas da história. Na composição “Caça Real”, ele retrata o eterno confronto entre homem e tempo.
O simbolismo complexo de suas peças se une à sutileza da execução: Edward é um perfeccionista e leva cada peça a um absoluto artístico. Este brilhante designer de joias também permanece fiel a si mesmo em pequenos itens, transformando até acessórios - por exemplo, broches de bofes de ouro - em joias em miniaturas complexas.
Fonte: Gazeta Russa
Nenhum comentário:
Postar um comentário