domingo, 23 de junho de 2019

AÇO

O aço é um metal rígido que tem as mais diversas aplicações. Carrocerias de automóveis, pontes, estruturas de edifícios e contêineres são apenas alguns exemplos de coisas feitas de aço.
O aço é basicamente ferro misturado com um pouco de carbono. No entanto, ele é melhor que o ferro em muitos aspectos. O aço é mais forte e, ao mesmo tempo, mais leve do que o ferro. Além disso, dura mais.
Para fazer aço, o ferro é aquecido até derreter. Então, acrescenta-se carbono ao ferro líquido. Outros materiais às vezes também são adicionados para fazer tipos diferentes de aço. Quando é acrescentado cromo, ele passa a se chamar aço inoxidável, que não enferruja nem mancha. Depois, são usadas máquinas para resfriar o aço líquido e para transformá-lo em barras, placas ou folhas. O aço, resfriado e endurecido, é então usado na fabricação de produtos.
O aço foi feito pela primeira vez por volta de 1400 a.C. Os povos da Antiguidade aqueciam o ferro dentro de uma pilha de carvão em brasa. Isso adicionava carbono ao ferro. O resultado não era o mesmo que se obtém atualmente, mas ficava mais resistente do que o ferro comum.
No século XIX, começaram a ser usados fornos imensos para produzir grandes quantidades de aço. No final desse século, passou-se a usar aço na construção dos primeiros arranha-céus e de pontes grandes e modernas. No século XX, novas técnicas simplificaram a produção desse material. O aço ainda é um dos materiais de construção mais usados no mundo.


Fonte: CPRM

Nenhum comentário:

Postar um comentário